Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Cidade sedia “Recebimento Itinerante” para orientar sobre descarte de embalagens de agrotóxicos
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Cidade sedia “Recebimento Itinerante” para orientar sobre descarte de embalagens de agrotóxicos

Redação 16 de novembro de 2023
PSX_20231116_190108
Evento vai orientar pequenos produtores rurais com até 400 embalagens para descarte

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do Departamento de Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, vai realizar na sexta-feira (24/11), das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia (Rodovia SP 215, km 136 – Estrada Municipal Leôncio Zambel – Babilônia), o “Recebimento Itinerante”, uma iniciativa para ajudar os produtores distantes de pontos de entrega de embalagens de agrotóxicos fazerem sua parte na cadeia da logística reversa.

O evento faz parte da Semana Ambiental de Combate à Poluição em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo e Sistema Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, “Sou Agro e Maneli” é destinado aos pequenos produtores rurais, com até 400 embalagens para descarte.

Com frequência anual ou semestral, o InpEV, as distribuidoras e os municípios oferecem uma estrutura temporária de recebimento em localidades que atendam a pequenos produtores rurais que precisam descartar até 400 embalagens.

Vale ressaltar que o uso de defensivos agrícolas, ou agrotóxicos, é uma realidade no campo, portanto é preciso certos cuidados para que seus benefícios não sejam menores do que os danos que causam. Entre esses cuidados é fundamental o descarte correto das embalagens após o consumo por meio de logística reversa: o produtor deve levar as embalagens vazias a um ponto de coleta, ou entregar na distribuidora onde comprou para que ela as encaminhe ao ponto de coleta mais próximo.

“O descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos traz tanto os impactos associados ao descarte inadequado de plásticos de modo geral quanto os impactos do agrotóxico residual que fica preso na embalagem pós-consumo. Os restos de agrotóxicos acabam indo para o ambiente, geralmente dissolvidos em água da chuva, e podem contaminar o solo, o lençol freático, os corpos d’água e até mesmo os aquíferos subterrâneos”, afirma Julia Inforzato Guermandi, diretora do Departamento de Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os defensivos agrícolas têm efeitos negativos em uma ampla variedade de seres vivos, afetando a biodiversidade de ecossistemas terrestres, aquáticos e até mesmo dentro do solo, incluindo malefícios a saúde humana com doenças que podem levar a óbito.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer e a Organização Internacional do Trabalho, os agrotóxicos causam por ano, em países em desenvolvimento, 70 mil intoxicações agudas e crônicas que evoluem para óbito. Também são registrados mais de sete milhões de casos de doenças agudas e crônicas não fatais, por isso, o descarte de forma apropriada é muito importante.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ | Ambulantes que desejam participar dos eventos de final de ano devem procurar a Fiscalização até o dia 23/11
Next: IBATÉ | PM, GM e Fiscalização realizam nova operação em ferros velhos

LEIA TAMBÉM

MOISES
  • SÃO CARLOS

Moisés Rocha analisa cenário político nacional, disputa local e defende aposta de Netto em São Carlos

Redação 10 de abril de 2026
choro
  • SÃO CARLOS

São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade

Redação 9 de abril de 2026
animais
  • SÃO CARLOS

Canil Municipal promove feira de adoção de cães e gatos neste sábado em São Carlos

Redação 9 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • A saída de Magdalena pode marcar o fim de uma era no rádio regional
  • Moisés Rocha analisa cenário político nacional, disputa local e defende aposta de Netto em São Carlos
  • José Carlos Magdalena anuncia saída da EPFM e diz que levará opiniões para as redes sociais
  • Família pede ajuda para encontrar gato desaparecido no Jardim Tangará, em São Carlos
  • São Carlos realiza 1º Encontro de Chorões do Interior com programação gratuita em vários espaços da cidade

Você pode ter perdido

radio2
  • ARTIGO

A saída de Magdalena pode marcar o fim de uma era no rádio regional

Redação 10 de abril de 2026
MOISES
  • SÃO CARLOS

Moisés Rocha analisa cenário político nacional, disputa local e defende aposta de Netto em São Carlos

Redação 10 de abril de 2026
mada
  • REGIÃO

José Carlos Magdalena anuncia saída da EPFM e diz que levará opiniões para as redes sociais

Redação 10 de abril de 2026
frajola2
  • SEM CATEGORIA

Família pede ajuda para encontrar gato desaparecido no Jardim Tangará, em São Carlos

Redação 9 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}