Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Saúde realiza orientações sobre a sífilis e testes rápidos
  • SÃO CARLOS

Saúde realiza orientações sobre a sífilis e testes rápidos

Redação 31 de outubro de 2024
PSX_1516

O Departamento de Vigilância em Saúde e o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), por meio do Centro de Atendimento às Infecções Crônicas (CAIC) e das unidades de Saúde, realizaram nas escolas, durante o mês de outubro, atividades de sensibilização e orientações sobre a sífilis, além da intensificação dos testes rápidos.

As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atendimento às Infecções Crônicas, Vigilância Epidemiológica, USF Cruzeiro – Equipe I e II – E. E. D. Aracy Leite Pereira Lopes, UBS Vila Isabel e USF CDHU – E. E. Prof. Arlindo Bittencourt, UBS Azulville – E. E. Prof. João Jorge Marmorato, USF Arnon de Melo e USF Santa Angelina – E. E. Prof. Bento da Silva Cesar, USF Munique – E.E. Prof. Aduar Kemell Dibo, UBS Botafogo e USF Jardim São Carlos – E.E. Gabriel Félix do Amaral, USF São Carlos VIII – Salesianos São Carlos, UBS Aracy – E.E. Orlando Perez, USF Zavaglia – E.E. Prof. João Batista Gasparin. Também foi realizado uma atualização “Sífilis em gestantes e Sífilis Congênita” para os profissionais de saúde no Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino.

As orientações fazem parte da programação do Outubro Verde, uma campanha de conscientização sobre a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST) com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento em momento oportuno evitando complicações, uma vez que os números de sífilis no país e no mundo são alarmantes. Uma das principais complicações é a transmissão da gestante para o feto, quando não tratada ou tratada inadequadamente.

A detecção precoce é essencial, pois a doença é tratável com antibióticos, especialmente nos estágios iniciais e a forma mais segura de prevenir a sífilis é o uso de preservativos durante todas as relações sexuais.

A prevenção deve permanecer o ano inteiro, alerta o Dr. Leonardo Vinícius de Moraes, médico Infectologista. “A população deve fazer o uso de preservativos sempre, esta é a principal forma de prevenir IST, como a sífilis”, salienta.

DADOS SÍFILIS

Os números apontam que a transmissão da sífilis vem aumentando significativamente, o que acende alerta para profissionais da saúde e sociedade. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde 2024, em 2022 foi estimado um aumento de 1 milhão de novos casos de sífilis em adultos no mundo. No período de 2005 a 30 de junho de 2024, o Brasil registrou 713.167 casos de sífilis em gestantes. De 1999 a 30 de junho de 2024, o boletim registrou 344.978 casos de sífilis congênita.

Em São Carlos, de janeiro a outubro de 2024, tivemos 256 casos de sífilis adquirida, 16 casos de sífilis congênita e 95 casos de sífilis em gestantes, o que mostra que ninguém está livre de se contaminar.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o teste rápido de sífilis está disponível para todas as pessoas nas unidades de saúde e a leitura do resultado acontece em, no máximo, 30 minutos.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: São Carlos pode superar 90 mil vínculos de emprego formal em 2024
Next: Editais da Política Nacional Aldir Blanc são publicados no Diário Oficial desta quinta-feira

RELACIONADAS

cultura001
  • SÃO CARLOS

São Carlos debate rumos da cultura local em conferência municipal no próximo sábado

Redação 4 de agosto de 2025
alunos01
  • SÃO CARLOS

Projeto “Na Pista Certa” leva educação para o trânsito à EMEB Afonso Fioca Vitali, em São Carlos

Redação 4 de agosto de 2025
roselei01
  • SÃO CARLOS

Alunos da rede municipal de São Carlos recebem kits literários do SESI

Redação 4 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

golpe-zap
  • POLÍCIA

Moradora de Ibaté registra boletim de ocorrência após cair em golpe por aplicativo de mensagens

Redação 4 de agosto de 2025
policia-civil2
  • POLÍCIA

Motorista de ônibus registra boletim de ocorrência após ser acusado de transfobia em Ibaté

Redação 4 de agosto de 2025
alexandre-moraes
  • GERAL

Domiciliar: Ministro Alexandre de Moraes determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Redação 4 de agosto de 2025
SALA
  • OBITUÁRIO

NOTA DE FALECIMENTO: Senhor Ivanildo Sala, aos 57 anos de idade

Redação 4 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}