IBATÉ | Cidade realiza audiência pública sobre PMSB

Em audiência pública realizada na noite da última quinta-feira, 26 de Janeiro, foi discutido o Plano Municipal de Saneamento Básico, o PMSB. Na oportunidade foram apresentados e debatidos os problemas e soluções para que a cidade através do poder público e sociedade organizada, o governo de Ibaté possa desenvolver projetos e direcionar trabalhos para o cumprimento da lei federal 11.445/2007 que trata do Saneamento Básico nos Municípios Brasileiros.

Coordenando o evento, o engenheiro Sérgio Motta, diretor da Allevant, empresa responsável pela elaboração de pesquisas e ações de trabalho em Ibaté, expôs os resultados finais da pesquisa realizada com os munícipes sobre o tema saneamento básico na cidade. Essa pesquisa teve um questionário respondido onde os entrevistados foram indagados sobre o saneamento na cidade. Alguns dos temas debatidos foram:  “residências ligadas a rede pública de coleta de esgoto”; “conhecimento sobre o tratamento de esgoto na cidade”, “problemas com retorno de esgoto”, entre outras perguntas.

“Esse trabalho está preconizado na lei 11.445 e 2007, a cidade de Ibaté está fazendo sua parte, uma das coisas mais importantes é a participação social, ou seja, os munícipes têm que colaborar na construção deste plano, pois ele tem ações e programas que serão feitos nos próximos 20 anos”, relatou Sérgio Motta.

Também foi aberto espaço aos participantes da audiência pública, para que fizessem suas colocações e experiências relativas ao tema e também sugestões, e isso se transformou num amplo debate sobre saneamento básico na cidade.

Após a conversa foi sugerida a formação do “Comitê de Coordenação do PMSB”.  O  vereador Marino Motos será o presidente, encaminhando e coordenando os trabalhos futuros.

“Coloquei-me a disposição para presidir o Comitê de Coordenação para poder contribuir com a cidade e a população nesse tema tão importante e fundamental para Ibaté e também em conjunto com o nosso prefeito Zé Parrella queremos elaborar e aprovar projetos que contribuam com o melhoramento do saneamento público”, enfatizou o vereador Marino Motos.

Ainda na audiência, as engenheiras Erica Nishimura e Lígia Fernandes, expuseram todo o trabalho desenvolvido pela equipe da Allevant, sendo que todo o material foi entregue à prefeitura  e estará disponível para consulta da população no portal da transparência municipal.

Representando o prefeito Zé Parrella, o Vice-prefeito Horácio Sanches falou sobre o empenho do município em proporcionar um serviço de qualidade para toda a população. Segundo ele, diariamente todos os servidores se empenham na prestação dos serviços de saneamento que vão desde o fornecimento de água potável, passando pela coleta de lixo, limpeza da cidade, entre outros serviços.
Pelo Legislativo estiveram presentes a vereadora Ivani do Cruzado e os vereadores Marino Motos, Steigue Fáccio e Silvano Água Viva.

A próxima Audiência Pública sobre saneamento será marcada em data, local e horário a ser divulgados amplamente para a população.

Deixe uma resposta