SÃO CARLOS | Amarelinhos e GMs se capacitam sobre legislação de trânsito

Teve início no último sábado (28), no auditório do Paço Municipal, mais uma capacitação sobre legislação de trânsito para os agentes (amarelinhos) e para guardas municipais.

O prefeito Airton Garcia, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, o diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini e o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, fizeram a abertura da capacitação que desta vez reuniu 29 agentes de trânsito e 20 guardas municipais.

O objetivo do curso é reciclar os agentes, além de capacitar os guardas municipais para exercerem as competências de trânsito estabelecidas pela Lei 13.022 de 8 de agosto de 2014.

O curso proporciona a oportunidade para que os funcionários possam esclarecer dúvidas sobre a legislação e suas últimas atualizações. “Esse tipo de reciclagem é fundamental para que o serviço prestado atinja o seu objetivo, que é o bem estar do cidadão”, disse o prefeito Airton Garcia.

Noções básicas sobre fiscalização de trânsito; divisão de competências entre órgãos fiscalizadores; normas gerais do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito; agente da autoridade de trânsito – competências e particularidades de seu emprego; infração de trânsito e responsabilidades pelo seu cometimento; autuação e providências decorrentes; concomitância de infrações de trânsito; medidas administrativas; habilitação e estudo das fichas de enquadramento das infrações municipais são alguns dos temas que serão abordados durante todo o curso que continua nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro.

Para Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito, os temas abordados buscam preparar os participantes para enfrentar as dificuldades do efetivo. “Temos uma grande preocupação com a manutenção do aprendizado e do clima organizacional do Departamento, por isso sempre buscaremos oportunizar momentos de treinamento e capacitação aos agentes de trânsito e também os guardas”.

O secretário ressaltou, ainda, que a fiscalização é importante para a queda no número de acidentes. “É importante repassar para os agentes de trânsito o conhecimento aprofundado sobre a Legislação e também mostrar todos os problemas com os quais vão se deparar. Os agentes têm que agir dentro da legalidade, com urbanidade e ter conhecimento sobre relações públicas e ética para que a comunidade possa entender o papel deles, ajudando a melhorar o trânsito e fazer com que fique mais organizado, reduzindo número de acidentes e mortes em geral”.

A capacitação, com 20 horas/aula, será realizada sempre aos sábados no auditório do Paço Municipal, das 13h às 18h.

Avenida

Coca Ferraz informou que esteve no Detran em São Paulo e conseguiu a liberação de recursos para São Carlos. “Vamos receber R$ 800 mil e utilizar no Projeto de Revitalização e Modernização do Sistema Viário e de Sinalização, começando pela a avenida São Carlos. A avenida está muito judiada, feia, a sinalização de trânsito é muito antiga e desgastada. Não vamos apenas trocar os semáforos, mas ampliar o número de semáforos novos com indicador de tempo, melhorar a sinalização e também fazer algumas obras viárias”, finaliza o secretário.

Deixe uma resposta