SÃO CARLOS | Azuaite França se reúne com secretário municipal Coca Ferraz

Vereador sugere alternativa para aumentar arrecadação do município e criar cultura de respeito ao pedestre

O vereador Azuaite Martins de França (PPS) esteve reunido nesta segunda-feira (6) com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Antonio Clovis Pinto Ferraz, o Coca, para tratar de questões ligadas ao trânsito da cidade.  Entre as propostas apresentadas pelo vereador está a implantação no município de um modelo chamado por ele de “Trânsito mais Civilizado”, que prevê a realização de campanhas de incentivo aos motoristas para que respeitem as faixas de pedestres.

Modelos parecidos com este foram colocados em funcionamento em algumas cidades do país, sendo mais conhecido o que foi implantado em Brasília pelo ex-governador distrital Cristovam Buarque (1995-1988). A capital federal foi a primeira cidade do país a implantar de forma sistemática o respeito às faixas de pedestres em 1997. A medida conseguiu reduzir consideravelmente os índices de mortes no trânsito em decorrência de atropelamento e estabelecer em uma cultura de respeito aos pedestres.

Outra proposta apresentada ao secretário vem ao encontro de uma das maiores necessidades da cidade que é aumentar a arrecadação sem onerar os munícipes. Azuaite pondera que São Carlos recebe todos os anos milhares de estudantes vindos de diversas cidades do país e muitos deles vêm com seus próprios veículos, mas continuam com o licenciamento vinculado às cidades de origem. A ideia é estimular as pessoas que se mudam para  São Carlos a transferir também o domicílio de registro de seus veículos. 

Além de oferecer aos gestores públicos uma atualização dos dados de veículos que circulam na cidade – o que facilita qualquer planejamento na área de mobilidade – essa medida provocará um aumento na arrecadação relativa aos 50% do valor arrecadado pelo IPVA que é destinado ao município. A sugestão do parlamentar prevê uma campanha de estímulo à adesão oferecendo o benefício de desconto no IPTU pago pelo morador.

“O momento pela qual nossa cidade atravessa gera em nós um sentimento de tristeza quando vemos as ruas cheias de buracos, o mato alto e o cidadão sofrendo com as portas fechadas nos locais de atendimento à saúde. É nosso papel, enquanto vereadores, cobrar e fiscalizar a atuação do executivo, mas também é nosso papel apresentar alternativas e apontar soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores de São Carlos”, afirmou Azuaite.

Ainda na questão da mobilidade urbana, o vereador do PPS tem demonstrado sua preocupação quanto ao sistema de transporte público de São Carlos, cuja operação continua incerta, e completa: “A população precisa de uma solução urgente e definitiva. É preciso rever o SiTrans (Sistema Integrado de Transportes de São Carlos), criado em 2005 e que já merece um novo estudo visando a atualização de itinerários e linhas. Não podemos continuar parados no ponto esperando uma solução. A Prefeitura precisa agir.”

Deixe uma resposta