SÃO CARLOS | Guarda Municipal apreende drogas, armas e munições

Operação aconteceu em parceria com as polícias Militar e Civil

A Guarda Municipal de São Carlos, a pedido do diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, passou a elaborar um relatório mensal de produtividade.

Em janeiro de 2017 a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, com apoio dos agentes do Canil e dos cães farejadores, participou de 7 operações, sendo que essas ações resultaram na apreensão de 2.051 embalagens de cocaína, maconha e crack, o que corresponde a 4,7 quilos dessas drogas, 2 balanças de precisão e 4.200 ependorfes (pinos) vazios, além de R$ 13.309,00 em espécie. Nas operações também foram apreendidas 5 armas de fogo (revólver e pistolas) e 58 munições intactas.

A GM realizou 59 fiscalizações em bares, 29 flagrantes, sendo 8 por tráfico de drogas, 11 averiguações de veículos e motos, 724 averiguações de pessoas e 111 atuações de trânsito. Os agentes também atenderam 334 ocorrências com viaturas, 676 atendimentos de alarmes e 39 atendimentos de ocorrências por telefone.

De acordo com Samir Gardini os números são expressivos. “Anteriormente a GM não trabalhava com esse tipo de relatório, agora com a mensuração dos números vamos avaliar todas as funções, operações e atendimentos e com isso, poderemos corrigir eventuais falhas e aprimorar o que está dando resultado. Parabenizo toda a equipe da Guarda pelo excelente trabalho que realizou em prol da população de São Carlos”.

Gardini ressaltou, ainda, que tudo isso foi realizado sem a completa reestruturação da corporação. “A GM ainda não está armada, a frota ainda não foi renovada, a logística precisa ser melhorada. Quando a estrutura própria estiver completa esses números serão ainda mais expressivos”, comentou o diretor segurança pública.

Para o comandante da GM, Michael Yabuki, o relatório é um instrumento que faz parte do início da reestruturação na área de segurança pública e todos os números são respeitáveis. “Para nós todas as ações são relevantes, porém o número de flagrantes, 29 no total, é muito importante para a comunidade, porque retiramos de circulação entorpecentes, traficantes e ladrões. A droga é um dos maiores problemas apontados pela sociedade, seguido pelos roubos e furtos”. 

Canil

Zayra, Kiara, Layka, Mel e Renk são os cães que hoje fazem parte do Canil da Guarda Municipal de São Carlos. Das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Holandês, os animais são treinados por agentes envolvidos no adestramento que participaram de cursos de capacitação para treinamento específico de cães farejadores, de patrulhamento e proteção.

Segundo Samir Gardini a intenção é ampliar o Canil da GM e para isso já está fazendo parcerias. “Como a UNICEP, por meio do seu curso de medicina veterinária, possui vários serviços nessa área, propomos um convênio com a Guarda, para que eles façam o atendimento clínico dos animais e também forneçam a alimentação”.

A Guarda Municipal de São Carlos é a única instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais. Todas as drogas apreendidas nas operações no último mês de janeiro foram encontradas pelos cães farejadores do Canil da GM.

Deixe um comentário