SÃO CARLOS | Biblioteca da Escola do Futuro Dalila Galli recepciona novos alunos

Dando início às atividades de incentivo ao livro e a leitura desenvolvida pelas bibliotecas pertencentes ao Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), foi realizado de 6 a 10 de fevereiro na Biblioteca da Escola do Futuro Dalila Galli a recepção dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental com uma exposição de gibis da Turma da Mônica e com alguns personagens do escritor Mauricio de Souza.

Hoje não há dúvidas sobre o valor desse tipo de narrativa, tanto que os quadrinhos são recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e reconhecidos como uma ferramenta de alfabetização. As imagens aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler. Cada gênero de texto desenvolve habilidades específicas, por isso é importante que a criança tenha disponível diferentes fontes de leitura, como jornal, livros, revistas e histórias em quadrinhos.

Durante a recepção a bibliotecária Patrícia Helena Paschoalotti Cartaxo, conversou com os alunos e ressaltou a importância do livro, o cuidado no manuseio, a organização e localização deles nas estantes. “Na ocasião também abordamos assuntos referentes ao uso da biblioteca, além de mostrar todo o espaço voltado à leitura. Nosso objetivo é incentivar e aproximar os alunos dos livros acreditamos que essas atividades marcam a vinda das crianças à biblioteca e desperta o desejo para novas leituras”.

Durante todo o ano os professores da EMEB participam ativamente de atividades na biblioteca com seus alunos, o trabalho em parceria flui de maneira dinâmica, tornando a Biblioteca um espaço de vivência e convivência entre as crianças.

As bibliotecas escolares comunitárias estão localizadas em prédios anexos as EMEBS do município e tem como usuários os alunos das próprias escolas e estudantes de toda a rede, além de usuários da comunidade do bairro que também tem acesso ao sistema de empréstimo.

Deixe um comentário