SÃO CARLOS | Cantinho Fraterno recebe idosos do Cantinho de Luz

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, transferiu na tarde desta quinta-feira (16), nove idosos do Asilo Cantinho de Luz para o Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta.

Antes da transferência, a Prefeitura tentou negociar com a Instituição, mas não houve acordo. “Nós tentamos falar com direção do Cantinho de Luz, pensamos em muitas possibilidades para não deixar o espaço fechar, mas apesar das tentativas, eles se posicionaram pelo fechamento do acolhimento. A Prefeitura ficou responsável em acolher 14 idosos, com idade entre 60 e 85 anos, a maioria sem família e a direção do Cantinho Fraterno aceitou fazer o acolhimento da maioria”, afirmou Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social.

Para viabilizar a transferência, uma equipe técnica da Secretaria de Cidadania e Assistência Social passou alguns dias no Cantinho de Luz para avaliar a situação de saúde e de vida desses idosos. “Nós precisávamos entender como essas pessoas viviam para dar o melhor encaminhamento. São pessoas que precisam ser cuidadas, tanto na parte de saúde como nas atividades diárias”, disse Glaziela. 

Segundo a secretária, todo o processo de transferência foi realizado com cuidado e respeito para que os idosos entendessem essa mudança. “É uma casa nova, depois de muitos anos. Nós tivemos muito cuidado com a documentação e com os pertences pessoais. Explicamos o que estava acontecendo, para que eles entendessem”.

No Cantinho Fraterno, os idosos foram recebidos com festa. “A maior necessidade é a interação, o bom trabalho, o carinho. Aqui não vai faltar amor. Agora estamos com 47 idosos e vamos trabalhar a todo vapor, com ajuda da sociedade”, afirmou a presidente do Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, Cyntia Confella.

A Prefeitura fará o repasse de recurso ao Cantinho Fraterno. Mas a instituição está aberta a doações. “Todos os tipos de doações são aceitas, seja financeira, alimentação e roupas. Vamos completar 95 anos e a manutenção do Cantinho por todos esses anos só foi possível graças às doações que a sociedade faz”, completou Cyntia Confella.

Por motivo de saúde, quatro idosos serão encaminhados para uma Clínica. “É um grupo de pessoas que não atendia alguns critérios e por isso irão para outro espaço, mas eles vão ficar juntos”, contou Glaziela Solfa. 

CANTINHO DE LUZ 

O Núcleo “Os Guardiões do Amor”, o Cantinho de Luz, anunciou no final de janeiro, a paralisação do atendimento. A entidade justificou não ter como atender ao pedido da justiça para adequação do espaço físico, condição necessária para continuar de portas abertas. Em uma visita a instituição, o prefeito Airton Garcia ofereceu uma revisão orçamentária para que o atendimento fosse mantido, mas não houve acordo.

Deixe uma resposta