POLÍTICA | Julio Cesar propõe a implantação do “cuidador” na rede de ensino

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Julio Cesar (Democratas), apresentou no Legislativo um requerimento solicitando a implantação do profissional “cuidador” no quadro de funcionários da Prefeitura para atuar na rede municipal de ensino.

O papel do cuidador é oferecer acompanhamento individualizado ao educando com deficiência ou mobilidade reduzida para a realização de suas tarefas diárias, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo professor.

Atualmente no Brasil, 23,9% da população – aproximadamente 45 milhões de pessoas – tem alguma deficiência, de acordo com o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Plano Nacional de Educação estabelece que o Brasil tem até 2024 para universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

Julio Cesar relatou que foi procurado por servidores da Educação municipal que pediram a rápida criação do cargo no quadro de funcionários e a contratação de profissionais. “É absolutamente necessária a presença de um cuidador para garantir a inclusão e a aprendizagem de alguns alunos”, argumentou.

O vereador questionou a Prefeitura se já existe algum estudo para a implantação do profissional cuidador e, em caso positivo, se há algum prazo para que isso aconteça. Ele também solicitou que sejam fornecidas outras informações que o Executivo julgue necessárias para esclarecer o assunto.

 

Deixe uma resposta