OPINIÃO | A comunidade LGBT passou seu recado na Câmara Municipal

Fotos: Maurício Duch/folharegiao.com.br

A comunidade LGBT deu seu recado na tarde desta terça, 21, na Câmara Municipal. As pessoas que usaram a Tribuna do Legislativo falaram sobre as polêmicas declarações do vereador Leandro Guerreiro (PSB) relacionadas a campanha de Infecções Sexualmente Transmissíveis e mostraram que a campanha veiculada pela Prefeitura em nenhum momento é pornográfica, ao contrário, ela é o mínimo que o Estado Brasileiro deve fazer para tentar alertar as pessoas sobre o perigo das doenças que podem ser contraídas através do sexo.

Isso foi apenas uma parte do ato, os representantes da comunidade LGBT também estavam com cartazes, com a tradicional bandeira do arco-íris que representa o movimento e com isso mostraram que estão organizados em São Carlos decididos a lutar pelos seus direitos, que na verdade não são apenas seus, mas nossos também, afinal de contas esses irmãos são pessoas como nós: trabalham, pagam impostos, mantém suas residências e devem ter direitos universais, como, por exemplo, o acesso à saúde.

Em São Carlos, na minha modesta opinião, parte da cidade ainda é muito atrasada no que diz respeito à causa e ao conhecimento da população LGBT, tem muita gente que tem um preconceito absurdo contra essas pessoas que como disse anteriormente não tem nada de diferente daqueles que se dizem heterossexuais.

É preciso sempre lembrar que o mundo é a casa de todos, de qualquer pessoa que professa qualquer credo, que tenha qualquer opinião sobre determinada situação. O que nos torna humanos é o respeito aos valores que cada pessoa acredita. Ao passo que eu sou respeitado por quem pensa diferente de mim, eu também tenho o dever de respeitar e acolher com carinho a opinião alheia.

O debate de ideias, as vezes até acalorado, é importante e fundamental para a democracia. Sendo assim, discutir ideias é sempre salutar, por isso a comunidade LGBT de maneira legítima esteve na Câmara e deu seu recado para a sociedade.

Aqui fica um elogio também ao presidente da Câmara, Julio Cesar, que deu o espaço da Tribuna Livre para que as pessoas possam se expressar. Democracia se constrói dessa forma!

RENATO CHIMIRRI – jornalista, sociólogo formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com passagens por jornais como A Tribuna, Primeira Página, A Notícia, Diário Regional (todos de São Carlos), Tribuna Impressa (Araraquara), Diário Lance!, Ex Libris Comunicação, Rádio Clube e Rádio São Carlos. Atualmente é diretor e editor do portal de notícias São Carlos em Rede.

1 thought on “OPINIÃO | A comunidade LGBT passou seu recado na Câmara Municipal

Deixe um comentário