POLÊMICA | Município pode perder repasse de recursos pelo fechamento de UPAS

O vereador Dimitri Sean (PDT) realizou uma visita ao Ministério da Saúde em Brasília – DF, com o objetivo de obter mais informações sobre a situação das UPAs de São Carlos.

Durante a visita ao Ministério, o vereador foi recebido pela equipe da Coordenação Geral de Urgência e Emergência que lhe entregou uma nota técnica que detalhava os repasses federais recebidos para custeio das unidades.

A consultora técnica Danielle Zacarias informou que o Ministério da Saúde não havia sido comunicado sobre o fechamento das UPAs e que notificaria imediatamente a Prefeitura solicitando esclarecimentos sobre a situação. O município pode chegar a perder o repasse dos recursos federais caso não apresente soluções para o fechamento.

O Ministério informou ainda que São Carlos tem deixado de receber 70 mil reais por mês, referentes a UPA do Santa Felícia, por não enviar documentos para a qualificação da unidade. “É inadmissível perdermos tanto dinheiro todo mês considerando a situação da saúde na cidade. Alguns postos não têm nem insumos hospitalares básicos. Perder dinheiro por falta de documentos é um descaso sem tamanho,” disse Dimitri.

O vereador também procurou o gabinete do deputado federal Lobbe Neto e solicitou empenho do parlamentar na solução do problema. “Apesar de a gestão da saúde na cidade ser de responsabilidade da Prefeitura, cada um precisa dar sua contribuição e buscar soluções para o problema. Ninguém pode se eximir em uma situação tão grave,” afirmou Dimitri.

Durante a visita a Brasília, que ocorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro, Dimitri também participou do Seminário Nacional de Vereadores do PDT e pediu ajuda para a Saúde municipal para os líderes partidários. “Como vereador tenho a obrigação de procurar auxílio em todos os lugares possíveis”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário