OPORTUNIDADE | São Carlos receberá Programa Via Rápida Emprego

São Carlos será contemplada com o programa Via Rápida Emprego ainda no primeiro semestre de 2017. A informação foi confirmada por Marco Aurélio Ubiali, assessor do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, durante um encontro, em São Paulo, com os secretários de Trabalho, Emprego e Renda, Walcynir Bragatto, e Educação, Nino Mengatti.

Serão oferecidos cursos da área de construção civil: pedreiro, encanador, pintor, mestre de obras e eletricista instalador residencial. Segundo o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, a perspectiva de retomada do setor foi um dos motivos para a escolha. “A construção civil tem demonstrado sinais de aquecimento em 2017. Os empresários do setor tem nos colocado as dificuldades de encontrar mão de obra qualificada. Por isso, escolhemos esses cursos”, afirmou Bragatto.

A expectativa é que ainda no primeiro semestre seja realizado pelo menos um dos cursos. “Os cursos são ministrados com as carretas do Via Rápida. O município vai entrar no cronograma. Com apoio do Prefeito estamos buscando meios de promover a capacitação profissional. Hoje, o mercado exige boa formação e preparo. Os cursos do Via Rápida são tecnicamente muito fortes” disse o Bragatto.  

O pedido para receber o programa em São Carlos foi feito pelo prefeito Airton Garcia diretamente ao vice-governador, Márcio França. “O Márcio França é meu amigo. Tenho certeza que ele vai ajudar São Carlos nas demandas mais urgentes. O desemprego na cidade está alto, precisamos qualificar nossa população”, afirmou o Prefeito.

O Via Rápida é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. As aulas são oferecidas em veículos adaptados, que possuem área interna de 60 m2 a 80m2 e são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de modalidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma.

Cultura

Durante a visita a São Paulo, os secretários da Educação e do Trabalho, Emprego e Renda tiveram uma audiência com Jamil Scatena e Osterno Antonio de Souza, assessores de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura.  A pauta foi sobre um convênio com o Governo do Estado para implantar em São Carlos, um novo modelo de oficina cultural com a integração da cultura e formação profissional. A Prefeitura, através das secretarias da Educação e do Trabalho, Emprego e Renda, deve manter o espaço onde funcionava a antiga Oficina Cultural para transformar num espaço de cultura. 

O secretário Nino Mengatti também reforçou o pedido para a volta da Virada Cultural Paulista,maior evento cultural do interior e litoral paulista e que não é mais realizado mais em São Carlos desde 2015.

Nino Mengatti acredita que é muito importante para o município o retorno dessa parceria. “É uma parceria, porém o Governo do Estado de São Paulo arca com os maiores custos que são os de contratação de todos os artistas e montagem da programação cultural principal. As Prefeituras entram com a infraestrutura, o que não é um custo alto pela grandiosidade do programa, além disso, o Governo do Estado estimula os municípios a montarem programações paralelas, com artistas da cidade”.

1 thought on “OPORTUNIDADE | São Carlos receberá Programa Via Rápida Emprego

Deixe uma resposta