SAÚDE | Procura por atendimento médico dobra no Carnaval de São Carlos

A procura por atendimento na UPA da Vila Prado dobrou durante o feriado de Carnaval. Segundo a Secretaria de Saúde, em 80% dos casos, o atendimento não é de urgência e emergência, e, sim com classificação de risco baixo, conforme Protocolo de Manchester, com uma espera de até 240 minutos.

Com as outras duas UPA fechadas, o atendimento está um pouco mais demorado. Por isso, a Secretaria solicita aos moradores que procurem a Unidade somente em casos mais graves, em situações com risco de vida. Para consultas de rotina, as pessoas devem procurar as Unidades Básicas na quarta-feira, 1º março, a partir de 12h00.

O Hospital Universitário está atendendo urgência e emergência de crianças encaminhadas pelas UPA, UBS, USF e referenciados pelo SAMU. Para casos clínicos menos graves, uma consulta pode ser agendada pelo telefone 3509-2408. Os horários serão marcados conforme disponibilidade de agenda, das 7h às 23h. O agendamento será permitido no período de até 48 horas.

As UPAs do Cidade Aracy e do Santa Felícia devem ser reabertas ainda no mês de março. Um Processo Seletivo Simplificado, para a contratação de médicos, está em andamento. Oitenta e três profissionais foram classificados. Cumpridas todas as etapas, a primeira convocação dos candidatos deve ser publicada no próximo dia 2 de março e os profissionais devem escolher os plantões no dia 9 de março.

Mas vale ressaltar que as UPAs só serão reabertas depois que a Secretaria de Saúde tiver o número de profissionais determinado em portarias pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta