POLÍTICA | Câmara Municipal promoveu encontro para debater atenção à gestante

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (3) na Câmara Municipal uma reunião com representantes de diversos órgãos do município, cujo objetivo foi discutir assuntos relacionados ao atendimento à gestante na cidade. Os três óbitos ocorridos na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva (Santa Casa) nos últimos meses são fatos que também estiveram em pauta.

Na oportunidade, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Promoção Social, vereador Lucão Fernandes (PMDB), agradeceu o importante respaldo oferecido àquele colegiado pelo presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas),   que convocou o encontro, realizado na sala da Presidência.

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD), secretária da Comissão também esteve presente ao evento, ao qual compareceram representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Santa Casa, da OAB, da Defensoria Pública, comitê de Vigilância Óbito Materno-Infantil, do curso de Medicina da UFSCar, da Prefeitura, entre outros.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Segundo Lucão, presidente da Comissão de Saúde, a gravidez e os primeiros meses após o nascimento do bebê são períodos da mulher que necessitam de extrema atenção. “Estamos nos reunindo e dialogando para pensar, diversos órgãos juntos, de que maneira podemos oferecer uma melhor atenção, um atendimento humanizado às gestantes em nossa cidade”, declarou.

O comitê de Vigilância Óbito Materno-Infantil, cuja presidente também compareceu à reunião, deve apresentar em um prazo de aproximadamente 30 dias esclarecimentos à população sobre as mortes ocorridas na maternidade. 

Paralelo a isso, a Prefeitura Municipal definiu que irá montar um comitê para analisar o atendimento que é dado às gestantes e aos recém-nascidos em São Carlos, entre outras providências que devem ser tomadas a longo prazo.

Já a curto prazo, dentro de aproximadamente 15 dias, a Prefeitura deve apresentar uma proposta que permita intensificar o cuidado com a gestante na cidade. A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 17 de março.

Deixe uma resposta