CAMPANHA | São Carlos realiza intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), realiza até o dia 20 de março, a campanha de intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). As pessoas que apresentam tosse por mais de 3 semanas devem fazer o exame.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

O principal sintoma é a tosse por mais de 3 semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno.

No Brasil, a tuberculose é um problema de saúde pública e a cada ano são notificados 70 mil casos novos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Em São Carlos, no ano de 2016, foram registrados 46 novos casos de Tuberculose e uma morte em decorrência da doença.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3419-8240 ou na sede do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, localizado na rua Sete de Setembro, nº 2.277, entre as ruas Dom Pedro II e São Joaquim, no centro.

Deixe uma resposta