POLÍTICA | João Muller quer gestão de resíduos sólidos e logística reversa

 

O vereador João Muller (PMDB) apresentou na sessão ordinária desta semana um requerimento solicitando ao Executivo informações sobre a gestão de resíduos sólidos no município e a aplicação da Logística Reversa, que é a restituição dos resíduos sólidos recicláveis ao setor empresarial.

Segundo Muller, a área urbana de São Carlos parece um lixão a céu aberto. Os Ecopontos estão destruídos e não atingem seu objetivo, porque não têm gestão. Além disso, a população em geral e até pessoas em atividades comerciais de destinação final de resíduos sólidos de material de construção acabam realizando descartes em áreas públicas ou de proteção ambiental.

A cidade, argumentou o vereador, precisa urgentemente criar uma legislação sobre a gestão de resíduos sólidos de material de construção, pneus, lâmpadas fluorescentes, baterias, lodo, tendo como escopo o Plano Municipal de Resíduos sólidos, aplicando inclusive a Logística Reversa. A população cobra ações administrativas para evitar a proliferação do descarte irregular.

COLETA SELETIVA 

O parlamentar também quer a retomada dos serviços de coleta seletiva  numa parceria entre os catadores e a empresa São Carlos Ambiental como determina o contrato de Parceria Público Privado (PPP) entre as partes. Uma das obrigações da São Carlos Ambiental, responsável pela coleta e destinação final do lixo domiciliar e hospitalar é o fortalecimento das cooperativas de catadores de lixo. A empresa deve definir uma área, construir ou alugar um galpão e oferecer a estrutura necessária para reduzir o armazenamento de lixo no aterro, aumentando sua vida útil.

“O município precisa definir rapidamente políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida de seus moradores. E o tema resíduo sólidos tem fundamental importância nesta qualidade. Vejam a situação dos Ecopontos do São Carlos VIII, Jardim Beatriz e até mesmo a área da Prefeitura no bairro Nova Estância, que trazem desconforto e incêndios diários aos moradores”, disse Muller.

 

Deixe uma resposta