EVENTO | Prefeitura comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou no último sábado (18), o evento “Ser diferente é mais que especial”. Durante toda a manhã, várias atividades foram realizadas na Praça do Mercado.

A Banda da APAE abriu as comemorações. Formada por cerca de 60 alunos, a Banda faz 25 anos em 2017. Regida pelo maestro e vereador Robertinho Mori, os estudantes encantaram o público com um repertório variado. “Precisamos enaltecer o trabalho que a APAE faz na cidade. A Banda é um exemplo disso. Uma ação muito importante, que dá visibilidade para as pessoas com deficiência. Agradeço a Prefeitura pela realização desse evento e a oportunidade da nossa presença”, disse Robertinho Mori.

Ao longo da manhã, quem passou pela Praça foi convidado a participar de várias experimentações, entre elas uso de cadeira de rodas, muletas e bengalas e futebol adaptado. Aos deficientes foram oferecidas assistência jurídica e orientação em várias áreas. “É um evento bastante importante. Estamos num espaço público da cidade para uma sensibilização, uma socialização. Estamos ocupando outros espaços que não as escolas. E o melhor com a participação de todas as ONGs e instituições da cidade”, afirmou Glaziela Solfa, secretária interina da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Social.

Para a secretária, o evento foi um exemplo prático para marcar a data e principalmente ressaltar o talento das pessoas com deficiência.  “Vemos aqui que apesar das dificuldades, apesar das deficiências, temos pessoas com muitos talentos, e esse espaço é para isso, mostrar as potencialidades das pessoas com deficiência”, concluiu Glaziela.

O prefeito Airton Garcia participou do evento e reafirmou que sempre apoiará os mais necessitados. “É um grande trabalho que as instituições fazem para as pessoas com deficiência. Eu sempre disse que vou cuidar mais de quem tem mais dificuldades. O que depender de mim, vocês terão meu apoio. Podem contar comigo”.

 

Deixe uma resposta