SEGURANÇA | Cães da Guarda Municipal são atendidos no Hospital Veterinário

 

Zaira, Kiara, Layka, Mel e Renk, cães farejadores, de patrulhamento e proteção, das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Holandês e que fazem parte do Canil da Guarda Municipal de São Carlos, após termo de cooperação entre a Prefeitura e o Centro Universitário Paulista (UNICEP), passaram a receber atendimento veterinário no hospital da faculdade.

A UNICEP possui o primeiro hospital veterinário da cidade que atende animais de pequeno, médio e grande porte e oferece serviços na área de anatomia patológica, anestesiologia veterinária, clínica cirúrgica de grandes animais, clínica cirúrgica de pequenos animais, diagnóstico por imagem, patologia clínica, reprodução e obstetrícia.

“Como a intenção é ampliar o Canil da GM, precisamos de parcerias e como a UNICEP, por meio do seu curso de medicina veterinária, possui vários serviços, propomos esse convênio com a Guarda, para que eles fizessem o atendimento clínico dos animais, o que já começou a ser realizado”, comenta Samir Gardini, diretor de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo.

No campus Miguel Petroni, a UNICEP também possui o Laboratório de Pronto Atendimento Veterinário que atende casos clínicos de animais de pequeno porte com apoio de alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária.

Michael Yabuki,comandante da Guarda Municipal, explica que os cães são levados pelos agentes do canil, os mesmos que realizam o adestramento e que participaram de cursos de capacitação para treinamento específico desses animais.

 “A GM é a única instituição de São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais, por isso nossos animais precisam estar sempre prontos e com saúde para atuarmos em parceria com as polícias Militar e Civil em operações como de apreensão de entorpecentes”, finaliza Yabuki.

Deixe um comentário