ENSAIO | No Mês da Mulher, Thyago Bargmann cria o projeto “13 Elementos”

 

Em homenagem ao Mês da Mulher, o fotógrafo ibateense Thyago Bargmann criou o projeto “13 Elementos”, que retrata a história das mulheres desde a Inquisição, quando as acusadas de bruxaria eram queimadas, até os dias atuais.

“Eu quis fazer uma homenagem para as mulheres que foram perseguidas e toda violência que elas sofreram por expressarem suas opiniões e seus lados místicos em um mundo que ainda é sexista, machista e intolerante”, afirmou Bargmann.

O ensaio contou com a participação de 13 modelos. “Cada uma representa um elemento, que simboliza a passagem de tempo na história até os dias atuais, e a roupa preta, que simboliza o luto por todas que morreram por serem mulheres ou por expressarem suas opiniões”, contou o fotógrafo.

Ensaio

As modelos selecionadas tiveram três meses de preparação com professores de teatro e moda, com treinamentos físicos, teatrais, de fotogenia e passarela. “Foram várias entrevistas, mais de 150 meninas foram analisadas. Foram três meses de trabalho, não teve gastos de nenhum envolvido”.

A modelo de São Carlos Stephany Caligueri Moreira, de 18 anos, participou do projeto, o primeiro ensaio fotográfico da sua carreira. “A maior importância dele para mim, foi representar a essência das mulheres que lutaram, tempos atrás, para possibilitar o avanço do papel da mulher na sociedade”, disse.

Ela representou o período da bruxaria na Idade Média. “Centenas de mulheres foram mortas pela igreja da época, como forma de controle do poder feminino na sociedade.

Obviamente, eu e todas as meninas que participamos, tivemos que nos informar sobre a época, sobre as mulheres e envolvidos para conseguir entrar na essência e transmitir a grandeza feminina nesses séculos de luta”, destacou.

Alice Apreia, modelo de Ibaté de 19 anos, representou o período da religião wicca, popularizada nos anos 1950 e que prega a existência de mundos paralelos e do poder sobrenatural. “Meu elemento foi um punhal, usado para traçar o círculo magico que direciona a energia, controla e bane espíritos. Foi uma experiência muito boa, o tema abordado por eles é realmente significativo, afinal as mulheres passaram por muitas situações no decorrer da história e nada melhor que homenageá-las”, destacou.

(Com o portal G1 de São Carlos e Araraquara)

13 ELEMENTS
#photoshoot : Thyago Bagmann
#direçãodearte : Aldo Diaz
#factoryagency : Preparação oficial : Jailton Silva, Andrea kunst, Richard D ‘ Souza, Kelly Kureishi & Thyago Bargmann
#models: Gabrielli Pegorin, Suellen Fantucci, Mirella Moreira, Sthephany Moreira, Joara Giro, Laura Collétti, Julia Collétti, Juliana Pante, Giulia Ayumi, Giovana Bertacini, Micheli Gonzaga, Alice Apréia & Leticia Zago.
Colaboradores Oficiais : Academia Olympus ( Robson Datoo & Carla Datoo )
Armazém de Maria : ( Alice Altomani )
Instituto de Beleza Aquarelas ( Barbara Borges )
Espaço VIP & Jornal Primeira Pagina ( Dagobeto Rosa )
Estética Facial ( Jefferson de Andrade )
direção Geral : Thyago Bargmann & Aldo Diaz 2017

Deixe um comentário