NACIONAL | Idealizado por Lobbe Neto, PJB 2017 abre inscrições para estudantes do país

Teve início nesta segunda-feira, 27, as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O programa é de iniciativa do deputado Lobbe Neto, do PSDB paulista, e tem como objetivo proporcionar aos jovens estudantes a vivência do processo democrático legislativo. Por uma semana, os participantes têm a oportunidade de atuar como um deputado federal, realizando debates e votações em comissões e no plenário de projetos de lei de grande relevância para o país.

Segundo Lobbe, “é importante a juventude brasileira participar ativamente próximo ao Congresso Nacional, ver como se faz uma lei, como é sua tramitação e como são as votações em comissões e no plenário”. Para ele, tudo isso é um processo educativo e de estímulo ao exercício da cidadania.

Para participar, é necessário ser aluno de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil e ter entre 16 e 22 anos. O estudante deve estar matriculado regularmente no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, em modalidade integrada ao ensino médio.

Os interessados precisam elaborar um projeto de lei de sua autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com os demais documentos solicitados no Manual de Procedimentos, até o dia 9 de junho. O tema é livre, mas deve ser de interesse nacional. Sugere-se que esteja no domínio temático das comissões, que são: comissão de agricultura e meio ambiente; de economia, emprego e defesa do consumidor; de saúde e segurança pública; de educação; de cultura, esporte e turismo; e de direitos humanos e minorias.

A Secretaria de Educação estadual fará a pré-seleção das propostas enviadas. Em seguida, a Câmara dos Deputados realizará uma avaliação final dos projetos, e selecionará até 78 estudantes de todos os estados e o Distrito Federal, de forma proporcional.

Os estudantes serão acompanhados durante todo o período por uma equipe de coordenadores formada por membros de cada estado, que também são responsáveis pela divulgação do programa.

Para Lobbe Neto, esse é um verdadeiro projeto para discutir a cidadania, gerar consciência crítica e maior participação do jovem na sociedade, e ainda, incentivar uma carreira de liderança. “O projeto incentiva o jovem a fazer novas lideranças para participar do dia a dia da sociedade brasileira ou ativamente como um político, disputando cargos, adquirindo o interesse de buscar vir a ser um vereador em sua cidade, e quem sabe até ser um deputado ou senador no futuro, para poder contribuir com o país”, diz o tucano.

O programa já atendeu 924 estudantes, e a primeira edição aconteceu em 2004. O PJB 2017 ocorrerá do dia 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados. Os jovens selecionados deverão vir para Brasília vivenciar a rotina parlamentar. Todas as despesas serão custeadas pela Casa, desde o transporte aéreo a acomodações e eventuais atendimentos médicos.

Saiba mais em: www.camara.leg.br/pjb

(Sabrina Freire/PSDB na Câmara)

Deixe uma resposta