NOVIDADE | Suzantur lança aplicativo CittaMobi e Central de Monitoramento

Usuário do Transporte Coletivo poderá conferir em tempo real o deslocamento dos ônibus e o tempo de espera nos pontos

A Suzantur, empresa que opera, em caráter emergencial, o transporte coletivo em São Carlos, lançou nesta quarta (29) o aplicativo CittaMobi e a Central de Monitoramento. Esse aplicativo, de acordo com a empresa, permitirá que o usuário não fique esperando por muito tempo o ônibus nos pontos, bem como facilitará a gestão da concessionária no sistema da cidade.

Wanderson Lima Silva que é analista da empresa que criou dois sistemas para a Suzantur explicou o funcionamento daquilo que foi concebido. “Existem dois sistemas, o Go System e o Cittamobi, o primeiro é voltado para a gestão de frota que permite uma visão ampla do trabalho com a localização de ônibus, a verificação se o planejado está sendo cumprido, o órgão gestor também consegue ter essa fiscalização e essas informações através de um aplicativo são passadas para o usuário final”, disse.

Segundo Wanderson, o usuário final terá acesso ao aplicativo por meio do Google Play procurando pelo nome de Cittamobi e fazer o download e assim lhe será passado todo o acesso ao mapa de São Carlos onde o aplicativo estará funcionando. “Ele já está disponível, existem apenas alguns ajustes técnicos que estão sendo realizados, provavelmente na próxima semana o usuário poderá visualizá-lo por completo”, explicou.

O passageiro será o beneficiado, pois o mesmo ao sair de casa poderá saber exatamente a que horas o seu ônibus irá passar. “Numa cidade como São Carlos onde as linhas são grandes, isso é fundamental, imagine uma situação de você chegar num ponto e ter que ficar 40 minutos esperando, esse aplicativo consegue fazer com que a pessoa possa planejar suas ações e não precisa ficar esperando no ponto, isso permite ter a noção de saber em que momento o ônibus irá passar”, ressaltou.

O sistema permitirá mostrar a empresa e a Prefeitura se o ônibus está cumprindo o seu horário, já o usuário conseguirá observar qual será o horário em que ele deverá estar no ponto para subir no coletivo. “O cálculo é feito para que o usuário saiba exatamente o horário que o ônibus irá passar no seu ponto por meio de GPS”, disse.

O Cittamobi funciona nos smartphones por meio de conexão com a internet. “É preciso ter uma conexão para poder colocar o aplicativo para funcionar”, destacou.

Proprietário

O proprietário da Suzantur, Claudinei Brogliato, explicou que a empresa mesmo estando em São Carlos atuando por meio de um contrato emergencial precisava de um aplicativo como este para poder melhorar o serviço prestado na cidade. “Estamos caminhando também para que todos os veículos da Suzantur tenham conexão com o wi-fi”, afirmou.

Claudinei explicou que a Suzantur quer reduzir ao máximo o número de reclamações e melhorar a cada dia o serviço prestado para a população. “Hoje esse índice já é pequeno, o índice era alto no começo da operação porque não recebemos as informações necessárias para trabalhar, mas depois isso foi sendo modificado. “Hoje a Suzantur cumpre 98% das partidas e chegadas, algo considerado muito bom”, ressaltou.

Segundo Claudinei, o aplicativo permitirá que a Suzantur tenha uma gestão mais eficiente em São Carlos. “Poderemos saber onde quebrou, o que aconteceu, tudo em tempo real, o aplicativo irá ajuda a população e essa sempre foi a intenção da empresa”, finalizou.

Coca

O secretário de Trânsito e Transportes, Coca Ferraz, explicou que o aplicativo será fundamental para a Prefeitura fiscalizar o que a empresa vem oferecendo para o usuário, bem como ajudar a companhia a prestar um serviço de qualidade que traga o mínimo de transtornos possíveis para a população. “A pessoa poderá ir de quatro a cinco minutos antes do ônibus passar e esperar pouco tempo no ponto”, enalteceu.

A Prefeitura quer verificar a quanto o usuário anda para pegar um ônibus, quais linhas estão mais lotadas. “Sempre existirão algumas lotações, mas isso não pode ser excessivo, um ônibus não pode demorar três horas para passar, tem que ser de meia em meia hora ou no máximo de uma em uma hora quando o bairro for muito distante, a mobilidade precisa ser modelo”, destacou.

Coca informou que a Prefeitura irá melhorar as estações de integração atual, substituir e instalar novos pontos de ônibus. “Creio que poderemos ter em médio prazo um transporte coletivo que será modelo para o país”, encerrou.

Baixa o aplicativo

O CittaMobi está disponível para os sistemas android e IOS e podem ser baixados pelo Google Play e PlayStore. No site da Suzantur (www.suzantur.com.br) e também no facebook (www.facebook.com/suzantursaocarlos) existe o link para que os usuários possam baixar e utilizar o aplicativo.

(Fotos: Maurício Duch)

 

Deixe um comentário