EVENTO | Cidadania realiza atividades para conscientizar a população sobre o Autismo

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril, data criada pela ONU, em 2007, com intuito de conscientizar a população sobre o autismo, uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos. Em decorrência da data, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realiza nesta segunda-feira, dia 3 de abril, a partir das 8h30, no auditório da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, atividades relacionadas ao tema.

Os problemas causados pelo autismo podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas, já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem. Segundo especialistas, o problema atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Para esclarecer sobre esta doença a Secretaria de Cidadania convidou 3 profissionais de diferentes instituições para falar sobre os recursos da rede pública para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Confira a programação completa das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em São Carlos:

8h30 – Abertura;

9h – Apresentação do Coral do Projeto Guri;

9h30 – Palestra Recursos da rede pública para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Município (Gisele Giovanette – Seção de Apoio à Saúde Mental do Município);

10h – Palestra Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (Marília Pessali – Psiquiatra Infantil CAPSi);

10h30 – Palestra Intervenção Precoce (Ellen Zapparoli – Psicóloga APAE);

11h – Palestra Inserção Social e Familiar (Amanda Dourado S. A. Fernandes – Terapeuta Ocupacional USE);

11h30 – Mesa redonda;

12h – Encerramento.

Durante toda a manhã também serão realizadas oficinas e gincanas para crianças com ou sem o Transtorno do Espectro Autista com a orientação dos terapeutas ocupacionais da USE.

 

Deixe uma resposta