HOMENAGEM | Secretaria de Educação de São Carlos comemora Dia da Merendeira

O secretário municipal de Educação, Nino Mengatti, juntamente com diretores e professores da rede municipal de ensino, participou nesta segunda-feira (3/4), no Teatro Municipal Dr. Alderico Veira Perdigão, das comemorações pelo Dia da Merendeira, data comemorada, em São Carlos, no dia 31 de março.

Durante o evento, as 216 merendeiras da rede municipal de ensino, que atendem aproximadamente 20 mil alunos que frequentam as unidades escolares municipais na educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e nos projetos oferecidos no contraturno escolar, puderam assistir a apresentação da Orquestra Jovem de Araraquara e todas receberam um kit da Predilecta Alimentos.

O secretário de Educação destacou a importância do trabalho das merendeiras para o desenvolvimento dos alunos. “Sei a importância que uma alimentação de qualidade faz na vida escolar dos alunos, influenciando no rendimento escolar de cada criança. Sei também do comprometimento de todas vocês, que preparam as refeições como muito carinho, como se fosse para a própria família. Ano após ano o trabalho da merendeira vem sofrendo diversas transformações, tornando-se muito mais intenso e complexo. Do preparo de uma simples merenda, que constava à base de leite com achocolatado e biscoitos, a merendeira escolar agora prepara refeições em período integral, seguindo cardápios balanceados por nutricionistas e utilizando alimentos frescos”, disse Nino Mengatti parabenizando todos os profissionais presentes.

O secretário ressaltou, ainda, que por determinação do prefeito Airton Garcia, já está sendo aberto um processo licitatório para a compra de novos uniformes para todas as merendeiras (os) da rede. “Vamos adquirir uniformes de qualidade e adequado para o trabalho e clima da cidade”.

Para o vereador Marquinho Amaral, que na ocasião estava representando a presidência do Legislativo, o trabalho das merendeiras é fundamental na educação das crianças. “As merendeiras manuseiam os alimentos e, quando isso é feito com carinho, as crianças sentem isso imediatamente e sabemos que muitas crianças contam apenas com a refeição da escola”. 

Hoje a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela aquisição de alimentos para as escolas, gasta aproximadamente R$ 300 mil por mês com a merenda escolar, e os gêneros alimentícios são distribuídos em 77 locais, sendo 57 unidades escolares entre Centros de Educação Infantil (CEMEIS) e Escolas de Educação Básica (EMEBS), 7 creches conveniadas e para 13 instituições filantrópicas.

“As compras são feitas por Pregão Eletrônico e atualmente são distribuídos semanalmente 14 mil quilos de carne, 7 mil litros de leite, 655 latas de fórmulas infantil, 28.500 unidades de pães, 8 mil quilos de arroz, 3 mil de feijão, além 6 mil quilos de hortifrutigranjeiros que são adquiridos da agricultura familiar. Mensalmente são fornecidos mais de 30 gêneros alimentícios estocáveis diferentes e os cardápios são balanceados e específicos para o nível escolar de cada criança”, contou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Deonir Tofollo, lembrando que todos os alimentos perecíveis são transportados em veículo especial refrigerado.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também encaminha para as unidades escolares produtos processados e congelados, como poupa de frutas para o preparo de sucos e folhas já higienizadas e porcionadas para saladas.

Também participaram da solenidade Marina Melo Cardinali, esposa do vice-prefeito Giuliano Cardinali, a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Silmara Ruy e os vereadores Roselei Françoso, Azuaite Martins de França e Edson Ferreira. 

 

Deixe um comentário