SÃO CARLOS | Defesa Civil de São Carlos instala placas alertando para risco de alagamentos

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Defesa Civil, está instalando placas de alertas para alagamentos em alguns pontos de risco da cidade. O objetivo é diminuir os transtornos com as chuvas, até que a prefeitura consiga fazer as obras necessárias para contenção de enchentes. Onze pontos de riscos foram identificados e 33 placas serão instaladas.

O projeto foi desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Ambiental, das Faculdades Logatti de Araraquara, em 2013, e apresentado ao Ministério Público Estadual. “Essas placas são indicativas e podem salvar vidas. Mostra para quem vem de fora, por exemplo, as áreas que oferecem algum risco. Não isentam a Prefeitura de qualquer responsabilidade, pelo contrário, ela indica que estamos monitorando os prontos de riscos e que estão sendo tomadas as providências”, afirmou Samir Gardini, diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo.

Para resolver o problema de alagamentos e enchentes no município, a Prefeitura está retomando o Plano Diretor de Drenagem Urbana. O Plano, elaborado em 2011, aponta que é preciso construir 13 barragens, mas seis ajudaria a minimizar os impactos da chuva no município. O projeto está sendo atualizado e o prefeito Airton Garcia vai buscar recursos em Brasília para viabilizar essas obras.

Deixe uma resposta