SAÚDE | Airton Garcia e Caco Colenci acompanham o Mutirão de Catarata na Santa Casa

O prefeito Airton Garcia e o secretário de Saúde, Caco Colenci, acompanharam no último sábado (8), na Santa Casa de São Carlos, o mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio.

Acompanhados do provedor Antônio Valério Morillas Júnior, do diretor superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini e do diretor clínico Flávio Guimarães, prefeito e secretário, conheceram a técnica utilizada pelo hospital em cirurgias de catarata, com anestesia à base de colírio tópico.

“Fiquei impressionado com a rapidez, não demora nem cinco minutos, e o paciente já sai enxergando. Isso é coisa boa, as pessoas não precisam nem ficar internadas, não pagam nada e voltam para casa com a visão perfeita”, comentou o prefeito Airton Garcia.

Neste fim de semana serão realizadas 150 cirurgias oftalmológicas. “Estamos trabalhando muito com a Santa Casa, estabelecendo meios para operar mais com o menor custo possível. Estamos tentando regularizar e acomodar todas as cirurgias, inclusive as chamadas eletivas e as oncológicas. É preciso diminuir a fila de espera que tanto angustia o usuário do SUS e começamos pelas cirurgias de catarata e pterígio”, disse Caco Colenci.

“A retomada do mutirão e a continuidade do serviço prestado pela Santa Casa comunga com a filosofia beneficente dessa Instituição que existe para oferecer atendimento médico de qualidade à população, não só de São Carlos. A demanda é grande, principalmente porque o hospital atende pacientes de outras cidades”, ressaltou o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.

Em parceria com o município, nos últimos cinco anos, já foram operados mais de 7,5 mil pacientes da região. 

RADIOTERAPIA 

O prefeito Airton Garcia também fez questão de conhecer Centro de Radioterapia, localizado na área Norte da Santa Casa, um dos mais modernos do interior paulista, equipado com acelador linear UNIQUE, primeiro desse tipo instalado no interior paulista. A tecnologia inovadora RapidArc é aplicada no tratamento do câncer a pacientes tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) como aos convênios e particulares, sem distinção.

O UNIQUE traz a técnica conhecida como Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT – sigla em inglês) e permite uma localização mais precisa do alvo, através de um conjunto de imagens eletrônicas em tempo real. Com um foco mais nítido, protege-se os órgãos ao redor do tumor que estão sadios.

De acordo com o médico rádio-oncologista e coordenador do Centro de Radioterapia, Flávio Guimarães a tecnologia RapidArc oferecida pelo equipamento, possibilita eficácia na conformação de dosagem em torno dos volumes-alvos, e poupa significativamente os órgãos normais adjacentes em um tratamento extremamente rápido.

“Diante da abrangência proporcionada pela engenharia de ponta no tratamento do câncer, outras cidades, que estão fora da região de São Carlos, buscam os serviços de saúde da Santa Casa para proporcionar aos pacientes, novas terapias oncológicas”, afirmou o provedor Antônio Valério Morillas Júnior.

Deixe uma resposta