SÃO CARLOS | PL do vereador Elton Carvalho beneficia doadores de medula óssea

Na última terça feira (11), a Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade o Projeto de Lei, de autoria do vereador Elton Carvalho (PSB), que concede benefícios aos doadores de sangue, seus componentes e derivados, em especial aos doadores de medula óssea, na forma de descontos em espetáculos artístico-culturais e esportivos no município.

Segundo o vereador o projeto tem como objetivo um incentivo à doação de medula óssea, sendo este um apelo a uma causa social, considerando a dificuldade de compatibilidade e o sofrimento dos pacientes que dependem da solidariedade da população, que através desse gesto, tem a possibilidade de salvar vidas.

“Criei esse projeto, pois sei que o transplante de medula óssea pode curar muitas doenças, como exemplo, a leucemia, linfomas, anemias e algumas outras doenças do sangue, levando em consideração que em muitos dos casos pode ser o único tratamento eficaz para a cura do paciente,” afirmou o parlamentar.

Para realizar a doação de medula óssea é preciso que o doador tenha boa saúde, ter entre 18 e 55 anos. O doador deve dirigir-se ao hemocentro mais próximo, onde será realizada uma entrevista, preenchimento de dados pessoais e doação de amostra de sangue que será utilizada para os testes de compatibilidade.

Os dados do doador ficarão armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME – e serão cruzados adiante com os pacientes que necessitam do transplante. O doador, se compatível com o paciente em questão, será contatado para o procedimento.

A doação é feita sob anestesia quando a medula óssea é retirada o osso ilíaco, ou então por aférese, sendo colhida pelo próprio sangue, sendo um processo seguro.

“São Carlos dá um importante passo com relação à saúde e fornece a sua contribuição aos pacientes principalmente que estão na luta contra o câncer. Sabemos o quão difícil é este procedimento. Em breve faremos um projeto voluntario para realizar as coletas das doações de medula,” destacou Elton.

Deixe uma resposta