IBATÉ | Travessias seguras são instaladas em diversas vias da cidade

Pensando em aumentar a segurança na circulação dos pedestres em diversas vias de Ibaté, a Prefeitura Municipal começou a implantar nas avenidas e ruas lombadas elevadas, as chamadas travessias seguras.

A ideia partiu do prefeito José Luiz Parrella (PSDB), que considera a medida de extrema importância para uma melhor harmonia no trânsito. “Quando a pessoa estiver para atravessar na faixa elevada, o motorista vai perceber e antes de avançar vai esperar a passagem dessa pessoa para depois seguir com o carro. Pelo menos é isso que esperamos dos motoristas conscientes e responsáveis”, disse.

As faixas serão criadas gradativamente, de acordo com as necessidades de modo a garantir um trânsito disciplinado, sem oferecer riscos aos pedestres. “Estamos sempre estudando os principais pontos para colocar a lombada elevada com faixa de pedestre”, apontou Zé Parrella.

De acordo com o chefe do Executivo, a prioridade é em vias próximo a escolas e perto de lugares onde tem grande fluxo de pedestres e veículos.

O prefeito em exercício, Horácio do Carmo Sanchez (PSDB), vem acompanhando os trabalhos de instalação das lombadas elevadas. “O prefeito Zé Parrella deu início aos trabalhos e pediu para que fosse dada continuidade, isso que estamos fazendo, seguindo a recomendação dele e acompanhando de perto os trabalhos”, comentou.

Horácio acredita que as travessias elevadas garantem mais segurança ao pedestre, que recebe preferência em qualquer via pública. “Essa ferramenta ajuda na prevenção de acidentes e colabora com uma relação mais harmônica entre pedestres e motoristas”, analisou.

Segundo a administração da cidade, o principal objetivo é de preservar vidas, criar condições mais favoráveis para que o pedestre possa atravessar as ruas e ser respeitado pelos motoristas.

O programa também cria uma hierarquia no atendimento das demandas de travessias que são as escolas e instituições públicas de saúde, onde há a maior circulação de crianças e idosos.

As lombadas elevadas com faixa de pedestres já foram instaladas em dois pontos da avenida São João, sendo em frente a unidade 2 da Prefeitura e próximo a Pirâmide da Mata do Alemão.

Outras já foram iniciadas, próximas as escolas municipais “Bruna Espósito” e “Jovina de Paula Pessente”.

Deixe um comentário