NOVIDADE | São Carlos vai retomar registro de acidentes de trabalho

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, vai retomar o registro de acidentes de trabalho no município. Os dados não são lançados no sistema do CEREST (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador) desde 2013. Na semana passada, a Secretaria de Saúde recebeu, na regional do CEREST-Araraquara, a doação de um computador para ser usado na sala de situação do CEREST, em São Carlos.

Os dados de São Carlos estão totalmente zerados, dificultando o desenvolvimento de ações para promoção, proteção à saúde e prevenção de acidentes de trabalho. “São Carlos não abastece o sistema desde 2013. As notificações são de responsabilidades dos gestores municipais. Elas são importantes para termos dados epidemiológicos e atuarmos. Os dados nos mostram como, preventivamente, podemos sanar os problemas”, afirmou Edison Filho, coordenador da Atenção Especializada CEREST – Araraquara.

Atualizar as notificações de acidentes de trabalho é uma das metas da Secretaria de Saúde. “Nós tivemos uma reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais e os representantes demostraram a preocupação da ausência, da falha no lançamento dos avisos de acidentes de trabalhado na cidade de São Carlos. Com as informações consolidadas, vamos trabalhar na prevenção”, afirmou Caco Colenci, secretário de Saúde.

Para solucionar esse problema, a Secretaria está criando um grupo de trabalho. “Começamos a atualização dos dados de 2017. Depois, vamos cadastrar o atrasado. O novo equipamento vem somar, voluntários do Tiro de Guerra vão nos auxiliar. Com as informações atualizadas, será possível planejar ações para a saúde do trabalhador da cidade de São Carlos”, concluiu o secretário. 

CEREST 

Contribui para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, da sociedade e do meio ambiente. Oferece suporte técnico especializado no desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador, junto aos serviços da rede SUS, na promoção, prevenção, vigilância, pesquisa, tratamento e diagnóstico.

Deixe um comentário