SÃO CARLOS | Festa da nova geração na 11ª Volta do Futuro de Ciclismo

O melhor do ciclismo de base nacional esteve reunido neste final de semana para a disputa da 11ª Volta do Futuro do Ciclismo, competição que reuniu atletas de 12 a 18 anos, no masculino e feminino. Foram quatro etapas realizadas no Parque Eco Esportivo do Damha, em São Carlos, no interior paulista, que atraíram ciclistas e equipes de várias partes do Brasil. A competição teve apoio e suporte da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. “Estamos trabalhando para colocar São Carlos de volta à rota das grandes competições esportivas, parcerias como a do ciclismo são fundamentais para a cidade”, destacou o secretário Edson Ferraz.

Após as provas, os títulos da categoria Júnior ficaram com Giovanna Montanino, do Clube de Ciclismo Só Pedal, e João Pedro Rossi, da São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto. Nas demais categorias, os ganhadores foram os seguintes:  Juvenil – Julia Leite Braga, da SET Mogi Guaçu, e Vinicius Rangel Costa, da Bike Point / FMCE Içara / Imepel), e Infanto-Juvenil – Cecília Vieira Lance, da S. F. Saúde / Klabin / SME Ribeirão Preto, e Arthur Carrer, da Bike Point / FMCE Içara / Imepel. Ao todo, cerca de 300 ciclistas participaram da competição, que contou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC.

Durante quatro dias, jovens atletas disputaram a 11ª Volta do Futuro do Ciclismo, uma iniciativa de Federação Paulista de Ciclismo que vai se tornando tradição no calendário. Nela, os atletas enfrentam os desafios de uma competição adulta, com provas de diferentes tipos. Foram três etapas de Resistência e uma de Contrarrelógio Individual,  utilizando o Damha e o Distrito de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Entre as categorias em disputa, uma das atrações  foi a Júnior, que reúne atletas que já começam a pensar nas provas profissionais.  A atleta Giovanna Montanino, do Clube de Ciclismo Só Pedal, do Paraná, dominou desde o primeiro dia, garantindo o título com o tempo de 3h49’40, apenas 13 segundos de vantagem para a segunda colocada, Juliana Andressa Machado Siqueira da Silva, da ABEC/Rio Claro, com 3h49’53. O terceiro lugar ficou com Marcella Silva Sodré Pereira, da Memorial/Santos/ Fupes, 3h51’10.

No masculino, João Pedro Rossi, da S. F. Saúde / Klabin / SME Ribeirão Preto,  de São Paulo, não começou bem, mas se recuperou ao longo da competição para totalizar 6h14’32, 22 segundos mais rápido que Igor Teodoro Molina, do C. C. São José dos Campos, 6h14’54. A terceira colocação ficou com Ivan Guilherme M. de Andrade, do Clube Dataro de Ciclismo, 6h15’14.

GP São Carlos/Damha de Ciclismo Feminino

No domingo (23),  também aconteceu o GP São Carlos/Damha de Ciclismo Feminino, que contou com destaques do esporte no país nas categorias Elite, Sub-23 e Máster. A vitória na Elite foi de Silvia Augusta da Silva, da Liga Sorocabana de Ciclismo, seguida por Nayara Cristina Rodrigues (Avulso) e Mariana de Freitas Camargo (Avulso). Na Sub-23 o primeiro lugar foi de Karina Tatcheva Silva (Prefeitura Municipal de Rolândia), enquanto na Masters foi de Valdinéia da Silva Brandino dos Santos  (SET Mogi Guaçu).

Deixe uma resposta