SAÚDE | Lucão Fernandes vê possibilidade de reabertura da UPA de Cidade Aracy

Após verificar escalas no quadro de funcionários do mês de abril e maio, recebidas das mãos do diretor de Gestão do Cuidado Hospitalar, Marco Antonio Palermo, o vereador e  presidente  da  Comissão de  Saúde  da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PMDB), constatou   que  com os atuais médicos  e os novos contratados pela  gestão atual, “existe sim a possibilidade  de remanejar  alguns profissionais  e reabrir uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fechadas na cidade”.

Lucão esteve em visita à UPA da Vila Prado na última terça-feira (2). Em sua avaliação, num primeiro momento, a UPA do bairro Cidade Aracy poderia funcionar de segunda a sexta feira e aos finais de semana pagando horas extras, uma vez que  na UPA da Vila Prado  já existe esse mecanismo, para o atendimento básico  aos moradores e  encaminhamento de casos  para a Santa Casa de Misericórdia: “A medida desafogaria a UPA da Vila Prado, oferecendo melhor atendimento à população até que se consiga a normalização dos atendimentos e abertura da UPA de Santa Felícia”.

Lucão informou ter verificado que existe excesso de médicos nas escaladas dos turnos do dia e noite, “sendo de 6 a 7 profissionais de segunda a sexta, número que se reduz nos fins de semana”. “Porém, a UPA da Vila Prado conta com apenas 3 consultórios apropriados  para  o atendimento  ao público  e um quarto consultório  improvisado, ficando assim 2 ou 3  médicos sem local  para atendimento”, afirma.

A proposta do vereador ao secretário municipal de Saúde é para que seja feito um remanejamento de profissionais  da UPA  da Vila Prado para  o atendimento  a UPA  de Cidade Aracy, voltando a dar um atendimento emergencial ao bairro, até  que  tudo  volte  ao normal”.

Deixe uma resposta