POLÍTICA | Julio Cesar inicia movimento para implantação da terceira pista e marginais na rodovia Washington Luis

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Julio Cesar (Democratas) dará início, por meio de seu mandato parlamentar, a um amplo movimento para pleitear junto ao governo do estado de São Paulo, no Programa de Concessão de Rodovias, a realização de obras importantes na rodovia Washington Luis (SP 310), como a construção de uma terceira faixa e vias marginais, no trecho que atravessa o perímetro urbano de São Carlos.

Neste ano conclui-se o prazo do contrato de concessão, iniciado em 1998 e nos próximos meses será elaborado edital para a contratação da concessionária que administrará a rodovia nos próximos 20 anos. No entender de Julio Cesar, o momento é adequado para pleitear que o futuro contrato de concessão contemple a realização de obras de infraestrutura viária pela empresa que vier a vencer o certame licitatório.

A ideia, segundo ele, é garantir a realização de obras na rodovia Washington Luis que atendam ao crescimento de São Carlos nos próximos anos. Está sendo realizado uma petição online também com este mesmo intuito. Para acessar é muito fácil, basta entrar no link: http://peticao.juliocesarevoce.com.br/peticao/ e realizar sua assinatura digital.

O vereador informa que, nesse sentido, começará já no próximo final de semana uma coleta de assinaturas de apoio, que será feita por sua equipe de trabalho em pontos centrais da cidade e nos bairros. A participação popular poderá ocorrer também mediante assinatura online, organizada pelo gabinete parlamentar.

O objetivo é recolher pelo menos 50 mil assinaturas de apoio nos próximos meses, para levar à Secretaria estadual de Logística e Transporte, oficializando a manifestação da sociedade são-carlense.

APOIO POPULAR 

“Esta luta não é unicamente deste vereador, mas de toda a população de São Carlos”, afirmou Julio Cesar, observando que a empreitada envolve uma conquista relacionada com o desenvolvimento da cidade nos próximos anos, tendo em vista que os principais eixos de crescimento de São Carlos estão situados ao longo do traçado da rodovia Washington Luis.

Ao lado do trabalho para formalizar o abaixo-assinado, uma Consulta Pública da Câmara Municipal também enfocará o assunto, buscando conhecer a opinião da comunidade sobre o assunto.

Julio Cesar adiantou que já há algum tempo vem tratando do assunto em audiências que manteve com o secretário estadual de Logística e Transportes, Alberto José Macedo Filho, verificando a viabilidade da proposta. O principal aspecto é que se trata de um novo contrato de concessão rodoviária que vai abrir uma nova perspectiva para a realização de obras e serviços, dos quais São Carlos não pode prescindir, pela posição estratégica da rodovia no município.

MOBILIZAÇÃO HISTÓRICA 

O presidente da Câmara lembrou que em 1978, o Legislativo realizou mobilização durante o processo de duplicação da SP-318, que se tornou polêmico. Na época, o presidente da Casa, vereador Jamir Leôncio Schiavone, defendia a transformação da rodovia em pista doméstica, para atender aos bairros que se expandiam no seu entorno. Apontando como alternativa a construção da chamada Via Norte, que contornaria a zona urbana de São Carlos, Schiavone promoveu uma grande articulação envolvendo a comunidade e autoridades municipais, para discutir o assunto com o governo estadual. Como resultado, depois de intensas conversações, foi conquistada a construção dos trevos de acesso existentes ao longo da rodovia no perímetro urbano de São Carlos.

“Hoje vivemos um novo momento e temos uma oportunidade única de buscar a realização de obras também de grande importância para a nossa cidade”, afirma Julio Cesar. Ele adverte que caso não se estabeleça um compromisso de ampliação da rodovia já no edital de concessão, nos próximos anos o município será prejudicado, tornando a SP 310 um novo gargalo de tráfego de veículos, em função da expansão urbana.

“Tendo em vista que vivemos num país que depende majoritariamente do transporte rodoviário, melhorar nossas rodovias e a infraestrutura da cidade é um fator de capital importância para o desenvolvimento”, ressalta.

“Não podemos perder essa oportunidade de assegurar que haverá modernização da rodovia Washington Luis nos próximos anos, caso contrário São Carlos poderá parar no tempo”.

NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS 

Sobre a viabilidade da reivindicação, o vereador salienta que o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo tem a finalidade de “suprir as necessidades de investimentos na infraestrutura de transportes e isso inclui o compromisso das concessionárias em ampliar e modernizar as rodovias que administram”.

Em sua argumentação levada à Secretaria dos Transportes, o parlamentar aponta que a implantação de uma terceira pista da rodovia e a construção de vias marginais ao longo da SP-310 em São Carlos trarão maior fluidez ao movimento de veículos que demandam à capital paulista e à região norte do Estado e ao mesmo tempo, a cidade ganhará uma nova alternativa de interligação entre bairros mais rápida e mais segura.

Atualmente mais de duas dezenas de residenciais situam-se além dos limites da rodovia Washington Luis, como também o campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e acessos ao campus II da Universidade de São Paulo e ao Centro Universitário Central Paulista – UNICEP, bem como as regiões norte, sul, leste e noroeste da cidade.

Estão ali localizados bairros, entre outros, os bairros: Jardim Novo Horizonte, Parque Douradinho, Jardim São Rafael, Jardim Tangará, Jardim Veneza, Residencial Itamaraty, Jardim Munique, Parque Residencial Maria Estela Fagá, Residencial Astolpho Luiz do Prado, Jardim dos Coqueiros, Jardim Santa Maria II, Residencial Constantino Amstalden, Jardim Belvedere, Samambaia Residencial, Condomínio Residencial Damha, Jardim Guanabara, Jardim Jockey Clube,  Jardim Araucária e Parque Delta.

Também no entorno da rodovia localizam-se parques industriais, centros logísticos, estabelecimentos de comércio e serviços, entre outras empresas.

Esperamos contar com o apoio de toda a população para o sucesso desta mobilização, tanto por meio dos abaixo-assinados quanto através da consulta pública, a fim de que toda a sociedade se posicione, deixando clara ao governo estadual esta justa aspiração do município”, disse Julio Cesar. “São Carlos é a maior cidade da região central paulista e, quando estamos falando de um futuro contrato com uma concessionária de rodovia, precisamos ter por parte da administração estadual uma atenção compatível com o grau de desenvolvimento da Capital da Tecnologia”, finalizou.

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