IBATÉ | Prefeitura implanta o Teste da Orelhinha na rede municipal de Saúde

A Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento Municipal de Saúde, já oferece o exame denominado Emissões Oto acústicas Evocadas, mais conhecido como Teste da Orelhinha, na rede, em cumprimento a Lei Federal 12.303/2010, que decreta a obrigatoriedade da realização gratuita.

A partir deste mês de maio, os exames serão realizados em todas as crianças que nascerem no Hospital Municipal “Herminía Morganti”.

De acordo com Danielle dos Santos Nascimento, fonoaudióloga responsável pela realização dos testes, o exame é de realização rápida, indolor, objetivo e visa detectar alterações auditivas, sendo possível, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, minimizar atrasos no desenvolvimento de fala e linguagem.

Danielle explica que os bebês que tiveram resultados satisfatórios serão liberados, já aqueles que apresentarem alguma alteração precisam fazer um acompanhamento mais intensivo, retestes e, cujas datas de retorno serão marcadas logo após a realização do primeiro teste. Se ao final for comprovada alguma alteração, o bebê é referenciado para os serviços especializados.

Método

Um fone acoplado a um computador é colocado na orelha do bebê, emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas das células auditivas. Com duração de 10 a 15 minutos, pode ser realizado com o bebê dormindo naturalmente ou acordado.

Deixe uma resposta