SÃO CARLOS | Oficina para Operação Estiagem acontece nesta terça-feira

 

A Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) será realizada nesta terça-feira (16), em São Carlos. Representantes de 26 municípios vão participar do treinamento que acontece pela primeira vez na cidade. A abertura será às 8h, no Auditório Bento Prado de Almeida Ferraz Jr., no Paço Municipal, com a participação do Diretor Estadual de Defesa Civil, Tenente-coronel Anderson Lima de Oliveira.

O encontro visa capacitar agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata. Só nos primeiros 15 dias de maio, o Corpo de Bombeiros de São Carlos registrou 25 chamados de fogo em terrenos.  “O objetivo da oficina é articular e conscientizar toda a região em relação às ocorrências que acontecem no período de estiagem. Além dos representantes dos municípios, o evento é aberto a todos os interessados”, informou Samir Gardini, diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo.

Na oficina, serão discutidos temas como Operação Corta-Fogo, combate ao Aedes Aegypti, solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

Os municípios que comprovadamente participarem do treinamento terão pontos no Programa Município VerdeAzul e receberão um Kit Estiagem. O kit contém 5 abafadores para incêndio, 2 bombas “Costal Flexível”, 5 pares de luvas de raspa, 2 enxadões; 5 facões com bainha, 5 óculos, 2 lanternas e cantis.  

A Oficina é realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, com apoio da Prefeitura de São Carlos, sem nenhum custo para o município.

Deixe uma resposta