IBATÉ | Prefeitura vai equipar unidades de saúde com brinquedos

As unidades de saúde de Ibaté receberão brinquedos para que seja criada uma sala de brinquedoteca em cada local. A medida é uma medida da Fundação “Maria Cecilia Souto Vidigal”, a qual financiou a compra dos equipamentos.

No total, dez lugares receberão os brinquedos, sendo quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), três do Programa Saúde da Família (PSF), o ambulatório municipal, o abrigo infantil e o Hospital Municipal “Hermínia Moganti”.

De acordo com a enfermeira e articuladora municipal do Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”, Vilma dos Santos Souza, o intuito é de deixar a rotina de crianças em tratamento médico mais amena e mais aconchegante. “A ideia é que as crianças possam se distrair enquanto esperam por atendimento ou durante uma internação, fazendo assim com que se sintam mais calmas”, observou.

A enfermeira destaca que a compra dos brinquedos se deu após a realização da Semana do Bebê na cidade que aconteceu no ano passado. “No ano passado, a Prefeitura Municipal, em por meio do Departamento de Saúde de Ibaté, em parceria com a Fundação ‘Maria Cecilia Souto Vidigal’ e a Secretaria De Saúde Do Estado De São Paulo, realizou a Semana do Bebê e dentro da programação, em uma das reuniões ficou acordado a criação de brinquedoteca nas unidades de saúde e no abrigo infantil, e agora a fundação está encaminhando os brinquedos para que sejam distribuídos nesses locais”, explicou Vilma.

A articuladora municipal do Programa ressalta também que os objetivos com oferta de brinquedos nessas unidades são de diminuir o estresse frente aos procedimentos médicos realizados, como Consultas, vacinas, entre outros, favorecer para um ambiente acolhedor e agradável e salientar a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança, seja motor, neurológico, social e afetivo.

O prefeito Zé Parrella disse que esses equipamentos estando em funcionamento vai alegar as crianças pois quando vão ao medico sempre tem aquele medo , principalmente nas datas de vacinas .

A entrega dos brinquedos nas unidades será realizada em breve, assim que todos os equipamentos estiverem a disposição da Prefeitura.

Deixe uma resposta