SÃO CARLOS | Com ajuda da população, Praça do Santa Felícia é limpa no final de semana

 

A Secretaria de Serviços Públicos retirou 13 caminhões de sujeira da Praça Paulo Noronha Lisboa – Dário Rodrigues, localizada na região do Santa Felícia. O trabalho de limpeza foi feito em parceria com os moradores do bairro e foi concluído na quarta-feira (24).

No último final de semana, os moradores do bairro se reuniram para um grande mutirão. “Nossa ideia é recuperar a praça que estava abandonada e ser parceiro da Prefeitura para a manutenção do local. Temos que trabalhar juntos, nossa proposta é refazer a área verde, melhorar a área de lazer, criar uma pista de caminhada”, afirmou Ailton Alvim Pereira, presidente da ONG Formiga Verde.

O trabalho foi acompanhado pelo prefeito Airton Garcia. “Nós precisamos da ajuda da população. Quando ela participa, ela cuida do espaço. O lixo e entulho espalhados pela praça foram colocados pelas pessoas, elas precisam ter consciência que essa ação só prejudica os próprios moradores”, disse o prefeito.

Para o morador e voluntário, Tiago Inácio Carneiro, a iniciativa é importante para mudar o comportamento da comunidade. “Precisamos melhorar o ambiente a nossa volta para afastar quem está mal intencionado. Eu olhava essa praça e via que ela estava precisando de um pouco de carinho, comecei cuidando da frente da minha casa. A intenção maior é essa: se a gente quer mudança tem que começar pela gente. Nesse local, é necessário a proação dos moradores e a parceria com a Prefeitura. E hoje, estamos fazendo”, disse ele.

A dona Zenaide Fuzato, aposentada, mora em frente à praça e quer que o espaço seja modificado. “Devemos manter esse ambiente limpo, além de ficar bonito, é questão de higiene, afasta os bichos, o mosquito da dengue. A praça não é lugar de jogar lixo e entulho. É maravilhoso ver esse trabalho. Quando os moradores participam, não vão querer sujar onde trabalharam para fica bom”.

Antonio Castilho acompanhou o mutirão e aprovou a ação. “Por um problema físico não consigo ajudar, mas é um serviço muito benéfico para todos. É a própria comunidade que vai aproveitar dessa praça, principalmente, as futuras gerações. Hoje, nós assumimos o compromisso de mudar essa praça. Seremos o grupo guardiões da Praça do Santa Felícia. Nosso trabalho será de conscientizar os moradores para que eles não joguem entulho e saibam aproveitar o espaço da melhor maneira possível”, concluiu.

A Prohab fará um projeto da pista de caminhada, uma reivindicação dos moradores.

Deixe um comentário