POLÍTICA | Deputado Roberto Massafera apoia projeto de digitalização de bibliotecas

 

O deputado Roberto Massafera reuniu-se na quinta-feira (25) com o vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vaham Agopiam, e com o chefe do departamento de biblioteconomia, Luis Milanesi. Eles discutiram projetos de digitalização e novas formas para as bibliotecas.

O encontro aconteceu na Escola de Comunicações e Artes da USP. Também estavam presentes alunos de mestrado e doutorado em biblioteconomia que buscam alternativas inovadoras para melhorar o acesso e atrair a população para as bibliotecas públicas.

Para o professor Milanesi, esses equipamentos ficaram obsoletos. Ele identifica a televisão e o advento da internet como os fatores que mais contribuíram para a decadência dos modelos de funcionamento das bibliotecas.

Milanesi avalia que o grande desafio é buscar soluções em áreas como tecnologia de informação e comunicação. Sugere a criação de uma rede de bibliotecas públicas que possam disponibilizar acervos e prestar serviços por meio da internet.

O deputado Roberto Massafera apontou que a velocidade trazida pelas novas tecnologias, redes de informação e comunicação distanciaram especialmente a população mais jovem das bibliotecas. Ele defende que a universidade, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, desenvolva estudos e pesquisas para construir alternativas inovadoras em direção ao mundo virtual.

Massafera se comprometeu a desenvolver esforços e ações para ver o projeto da Biblioteca Virtual concretizado em todos os municípios, institutos de pesquisa e universidades paulista servindo de exemplo para todo Brasil.

Deixe um comentário