SÃO CARLOS | Pacientes do SUS serão atendidos pelo Mutirão Nacional da Ebserh

 

A mobilização acontece no Hospital Universitário Prof. Dr. Horário Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), antigo hospital escola, nesta quarta-feira (31) e contará com ações nas especialidades de Neurologia, Nefrologia e quatro tipos de exames de diagnóstico por imagem.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da sua Central de Regulação já informou ao Hospital Universitário a relação dos pacientes que estão em fila de espera e serão beneficiados pela realização de 28 consultas nas especialidades de Neurologia e Nefrologia, no Ambulatório de Especialidades do HU, e 196 exames entre tomografia, raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma, realizados na Unidade de Imagem do Hospital. Os procedimentos serão realizados sem necessidade de internação.

As ações de assistência e também educativas, acontecem a partir das 7h e integram o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os principais objetivos da iniciativa são reduzir a demanda reprimida por consultas e exames de especialidades na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

De acordo com a gerência de Atenção à Saúde do HU, os pacientes que serão contemplados com esses exames e consultas foram comunicados nesta segunda-feira (29), pela equipe do Hospital para a confirmação do procedimento e informados sobre o horário em que devem comparecer ao HU.

Para a realização dos exames e consultas ofertadas no HU, o mutirão vai mobilizar 40 profissionais das mais diversas áreas. Os atendimentos de rotina, referenciados ao HU, urgência e emergência, adulto e pediátrico, e internação estarão funcionando normalmente.

“O Mutirão Nacional de atendimento que será realizado pelo Hospital Universitário é importante para nos ajudar a diminuir o tempo de espera por consultas com especialistas e realização de exames por imagem. A Secretaria Municipal de Saúde está articulando também com a Santa Casa de São Carlos novos procedimentos para que a fila das cirurgias eletivas possa andar. Cada vez mais as parcerias são necessárias, são dois parceiros importantes que podem contribuir para melhorar o sistema de saúde do município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Caco Colenci.

Ações educativas

No dia 31, além das consultas e exames o HU promoverá também, para os usuários, ações educativas de orientação sobre os malefícios do tabagismo ativo e passivo e ações para grupos específicos em alguns pontos da Rede de Atenção à Saúde da cidade, com orientações sobre prevenção de quedas e cuidados com a saúde do idoso, além de instruções para cuidadores de idosos com Alzheimer. As ações educativas terão o apoio de 60 alunos dos diversos cursos da área da Saúde da UFSCar. 

Haverá ainda para a equipe interna do Hospital palestra sobre incontinência urinária, ministrada por docentes do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar; oficina sobre artrose, com orientações fisioterápicas para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, também conduzida por professores da Universidade; e oficina sobre suporte básico de vida. Os funcionários poderão participar de uma roda de conversa sobre a realização de pesquisas no HU e de uma reunião de atualização multiprofissional com o tema “Crise de Asma”.

Deixe uma resposta