SÃO CARLOS | Haroldo Palo Jr ministra palestra no Centro Municipal de Artes e Cultura

 

O fotógrafo, documentarista e naturalista Haroldo Palo Jr, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, ministra palestra com o tema “A fotografia de natureza e a conservação da biodiversidade” no próximo dia 8 de junho, a partir das 19h, no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), localizado na rua São Paulo, 745, no centro. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected]. São 150 vagas e a entrada é gratuita.

Quem for até o CEMAC também poderá conferir uma mostra com 20 fotografias de Haroldo Palo Jr. Peixes, aves, insetos, mamíferos grandes e pequenos, formações vegetais, paisagens sobre as terras e embaixo das águas poderão ser vistas sob a perspectiva do fotógrafo. Uma comunidade de pinguins das Ilhas da Geórgia do Sul, um solitário urso polar e geleiras da longínqua Noruega também fazem parte da exposição. Ao lado de algumas peças inéditas, como o Besouro Serra retratado em Descalvado (SP), estão as já clássicas fotografias da iconografia de Haroldo Palo Jr, como a panorâmica “Via Láctea e os jacarés”, fotografada numa noite de calor no Pantanal mato-grossense. A exposição tem entrada gratuita e também pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h até o dia 30 de junho.

Haroldo Palo Jr nasceu em Lins (SP), é formado em Engenharia Eletrônica e Computação pela USP de São Carlos, e, desde 1979, dedica-se exclusivamente a retratar a biodiversidade mundial. Presta consultoria na área para importantes instituições mundiais de preservação ambiental, tais como a Fundação Boticário, SOS Mata atlântica e WWF. Já participou de expedições à Antarctica, e, nos anos 80, fez parte da equipe de Jacques Costeau, na expedição que o oceanógrafo empreendeu por terras tupiniquins. Atualmente, conta com um acervo de aproximadamente 450 mil fotografias.

Na televisão, é colaborador constante em reportagens da Rede Globo que envolvem imagens do meio ambiente, além de já ter veiculado alguns filmes de sua autoria nos canais National Geographic, BBC e Discovery Channel. Em 2010, iniciou-se também como editor de livros, lançando a editora Vento Verde.

Deixe uma resposta