SÃO CARLOS | Secretário de Saúde visita a USPPS da Universidade Federal de São Carlos

 

O secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, esteve na tarde da última terça-feira (31), na Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde (USPPS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Colenci se reuniu com coordenadora da Unidade, Profª Drª Andréa Contini, que apresentou as principais atividades desenvolvidas no local. “A unidade é utilizada por estudantes dos cursos da área da saúde da UFSCar, aqui eles têm contato com diversos contextos profissionais dentro de um ambiente protegido e com orientação para exercitarem habilidades, competências e atitudes que serão posteriormente aplicadas no atendimento aos pacientes durante a prática profissional”, explicou a coordenadora.

O espaço de 1.390 m² conta com unidade ambulatorial, sala de urgência, enfermaria (internação), centro cirúrgico e cenários que representam domicílios, todos equipados com bonecos e aparelhos que simulam a realidade dos atendimentos nos diversos contextos da atuação em saúde. A USPPS também está integrada à estrutura organizacional do Hospital Universitário (HU-UFSCar).

“A estrutura é espetacular, com bonecos de alta tecnologia que dão toque de realidade às aulas práticas. Os pacientes são de mentirinha, mas simulam tão bem os sinais vitais e os sintomas clínicos de um humano. Ao imitar a vida real, dão aos acadêmicos a segurança para enfrentar a profissão fora das salas de aula”, comentou o secretário de Saúde.

Caco Colenci também conversou com a equipe da USPPS para montar uma programação específica para requalificar os profissionais da rede municipal de saúde. “A nossa ideia é firmar uma parceria para que os nossos profissionais das unidades e também do SAMU possam fazer treinamentos na área de urgência e emergência e também participem de técnicas de comunicação. A USPPS é um ambiente propício para melhorarmos a qualidade da prestação de serviço da saúde”.

Andréa Contini afirmou que a intenção da Universidade é expandir a atuação da unidade para além das atividades de ensino de graduação e se configurar como um centro de treinamento continuado para profissionais de saúde da região de São Carlos. “O nosso diferencial com relação a outras unidades de prática profissional ou laboratórios de habilidades é que aqui estamos preparados para capacitar os alunos e profissionais da saúde, com capacitação específica para profissionais que atuam nas unidades básicas e de saúde da família, por isso acreditamos que essa parceria irá auxiliar a nossa rede de saúde. O objetivo é ter pacientes melhor acolhidos e melhor conduzidos”, finaliza.

A Diretoria do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde deve se reunir nos próximos dias com a equipe da USPPS para definir a programação de cursos.

A auditora interna do Hospital Universitário, Rosana de Carvalho Dias e as enfermeiras Maria Isabel Pedrazzani Montero Batista e Isis Pienta Bastista Dias Passos, também acompanharam a visita do secretário de Saúde à unidade.

Hoje participam dos treinamentos na USPPS, estudantes dos cursos de gerontologia, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e educação física.

Deixe um comentário