SÃO CARLOS | Atividades do mês das artes marciais têm início na Praça do Mercado

Quem passou pela praça Maria Apparecida Resitano, Praça do Mercado Municipal, no último sábado (3), parou para assistir as apresentações de artes marciais.

A programação começou com a apresentação do grupo musical Yanagi de Taikô,instrumento de percussão tocado com o uso de uma baqueta, que exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório, o que empolgou o público.

Depois foi a vez dos alunos da capoterapia do mestre Taroba do Centro Comunitário do Castelo Branco. A capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

Encerrando as apresentações desse primeiro sábado em comemoração ao mês das artes marciais, o público pode assistir um treino livre do boxe e de Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, com mais de mil anos de existência. O trabalho foi coordenado peloprofessor Valderei Sales.

O prefeito Airton Garcia, juntamente com o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz e doDiretor de Fomento ao Lazer, Marcos Amaro, fez questão de prestigiar as apresentações. “É importante incentivar o esporte e as artes marciais são esportes que necessitam de responsabilidade e de dedicação dos atletas. São esportes que possuem muitas regras e exige muita disciplina. Parabéns a Secretaria de Esportes pela organização do evento”, disse o prefeito.

Para Edson Ferraz as demonstrações são importantes para que os professores divulguem e para que o público conheça um pouco mais sobre os benefícios das artes marciais. “Além dos benefícios físicos, já está comprovado que o esporte traz inúmeros benefícios psicológicos, estimulando a capacidade de concentração, o controle emocional, o autoconhecimento, o aprendizado com as vitórias e derrotas e principalmente o desenvolvimento do espírito de competitividade sadio”, afirma o secretário de Esportes e Lazer.

No próximo sábado (10), também das 9h às 12h, na Praça do Mercado Municipal, terá apresentação de Jiu-Jítso, Judô e luta olímpica. No encerramento, dia 24, o palco será dos adeptos do Kung Fu, Taekwondo e do Karatê.

Deixe uma resposta