SÃO CARLOS | Ministério da Saúde anuncia que vacina contra a gripe será estendida à toda população

 

O Portal do Ministério da Saúde publicou no final da tarde de sexta-feira (2), a informação de que o Governo Federal decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Estados e municípios serão orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, a partir da próxima segunda-feira (5), enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos, Kátia Spiller, informa que São Carlos tem 20 mil doses disponíveis da vacina contra a gripe para atender os grupos prioritários: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, pacientes portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas. Também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal. Para terem acesso à vacina, os profissionais deve apresentar algum comprovante de que exerce a atividade.

“São Carlos ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão de se alterar os grupos de vacinação. Aguardamos a orientação do Ministério da Saúde aos municípios para definir de que forma será ofertada a vacinação contra a gripe para toda a população”, disse Spiller.

São Carlos já vacinou contra a gripe até o momento, 42.197 pessoas o que corresponde a uma cobertura vacinal de 57,85% (imunização dos grupos de risco informado ao Ministério da Saúde).

Deixe uma resposta