POLÍTICA | Em São Paulo, vereadora Cidinha e secretário Caco pleiteiam unidade da Rede Lucy Montoro

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) e o secretário de saúde, Carlos Eduardo Colenci, reuniram-se nesta segunda-feira (5) em São Paulo, com o secretário-adjunto da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, para entregar um oficio de autoria da vereadora, demonstrando a importância da instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em São Carlos. A entidade é reconhecida por tratar pessoas que sofrem com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Também esteve presente à reunião a Assistente de Gabinete, Rosana Landa.

Cidinha argumentou que a implantação de uma unidade no município supriria a escassez de tratamento para deficientes na rede pública, uma vez que os familiares dos pacientes têm que buscar métodos em locais públicos fora de São Carlos. O projeto foi de iniciativa do ex-parlamentar Aparecido Donizetti Penha, que foi membro do CONDEF juntamente com a vereadora. Considerando a importância do tema e a forte demanda de pacientes que permanecessem necessitados de técnicas avançadas, Cidinha decidiu dar continuidade à proposta.

“Trazer uma unidade renomada para atender crianças e adultos que possuem necessidades especiais faz parte da saúde de qualidade e humana que busco para o município.” comentou Cidinha.

A rede Lucy Montoro é composta por profissionais multidisciplinares que realizam tratamentos conforme as necessidades individuais dos pacientes. Atualmente, a instituição de reabilitação conta com 15 unidades no Estado: Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

Na reunião, o secretário adjunto se prontificou a  verificar se existe um check list para ser enviado a São Carlos para viabilizar a implantação da unidade da Rede Lucy Montoro na cidade. O ofício será encaminhado à secretária Linamara Rizzo Battistela e também para a Secretaria de Saúde do Estado, reforçando a reivindicação apresentada.

Cidinha e o secretário Colenci irão verificar junto à Diretoria Regional de Saúde, se existe um mapeamento ou demanda para implantação da rede e retornar estes dados para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também será encaminhada informação sobre existência de espaço na UFSCar (USE) para análise sobre possível aproveitamento.

Deixe um comentário