POLÍTICA | Parlamento Jovem São-carlense inicia com palestra de formação para estudantes

A Câmara Municipal realizou na manhã desta terça-feira (6) o primeiro encontro do “Parlamento Jovem São-carlense”, instituído pela Resolução nº. 297, de iniciativa dos vereadores Gustavo Pozzi (PR) e Paraná Filho (PSB).

O programa tem por finalidade possibilitar a alunos de escolas do município a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício do mandato.

Na ocasião, os vereadores-estudantes e assessores-estudantes de 19 escolas da rede estadual de ensino participaram de uma palestra ministrada pelo diretor legislativo da Câmara Netto Donato sobre o tema “O Poder Legislativo e suas atribuições”.

EXERCÍCIO DA CIDADANIA 

O presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas), abriu o evento e destacou a contribuição do programa para o exercício da cidadania. “Hoje é um dia histórico para a cidade de São Carlos. Talvez vocês não tenham consciência da importância desse projeto, mas tenho certeza que isso é um divisor de águas principalmente na interação dos jovens com o Poder Legislativo”.

Julio Cesar parabenizou os vereadores autores da resolução do projeto e Paulo Lazzarini e Waldir Paganotto, representantes da Diretoria Regional de Ensino, além de todos os alunos participantes.

Estiveram presentes no primeiro encontro Paulo Melo, representando o deputado federal Lobbe Neto, e integrantes da Diretoria Regional de São Carlos do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Também participaram os vereadores Gustavo Pozzi, Paraná Filho, entre outros que prestigiaram o programa.

CRONOGRAMA

O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (7) às 14h30 na sala das sessões, quando ocorrerão a posse, eleição da mesa diretora e apresentação/leitura dos Projetos de Lei elaborados pelos vereadores-estudantes. Na quinta-feira (8) haverá apresentação/leitura dos Projetos de Lei e votação. E na sexta-feira (9) ocorrerá a Sessão Ordinária, Diplomação e encerramento, com presença de autoridades como o presidente da Câmara, Julio Cesar, o juiz eleitoral, Antonio Benedito Morello, e a dirigente regional de Ensino, Débora Blanco.

Deixe um comentário