REGIÃO | Com empenho de Lobbe, DAEE disponibiliza Dragline para desassoreamento da represa municipal

De Santa Cruz da Conceição – Atendendo a solicitação da prefeita de Santa Cruz da Conceição, Patrícia Capodifoglio Landgraf, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), conseguiu junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o equipamento Dragline para executar os serviços de desassoreamento da Represa Municipal Dr. Euclides Morelli.

As chuvas que caíram no começo do mês de Março deixaram boa parte da represa tomada pela terra. Uma ponte e tubulações de água e esgoto também foram danificadas.

Parte da represa deu lugar para o surgimento de um grande terreno com pelo menos 100 metros de comprimento.

“Nos primeiros dias de março, choveu muito acima da média, principalmente nos dias 5 e 7. Ocorreram erosões ao longo da cabeceira do córrego do Sabino, um dos afluentes da represa”, explicou a prefeita.

Antes da terra parar na represa, a lama causou destruição por onde passou. A estrutura da ponte não foi forte o suficiente e a tubulação de água e esgoto foi levada. “Foi preciso um trabalho de emergência para garantir o serviço aos cerca de mil moradores de três bairros: Ângela Maria, Antônio Felipe e Santa Julieta”, contou Patrícia.

“Recebemos a solicitação da prefeita Patrícia e, prontamente, entramos em contato com o governador Geraldo Alckmin, que autorizou a disponibilidade da Dragline para fazer o desassoreamento da represa”, afirmou o deputado Lobbe.

As Draglines são ferramentas primárias de escavação em muitas operações de mineração de superfície no mundo inteiro. Elas efetuam escavação em geral; alargamentos de rios, córregos e canais; aprofundamentos de leitos; desassoreamentos em geral; e caixas de decantação de usinas e açudes.

Sua vantagem em relação às escavadeiras hidráulicas e são muito mais comuns de serem vistas em obras. Isso porque elas atingem um “campo” de trabalho maior, devido ao comprimento da lança e ao alcance dos cabos.

“Só temos que agradecer a atenção e disponibilidade do deputado Lobbe Neto que, prontamente, se empenhou para que o governo estadual pudesse estar disponibilizando a Dragline para o desassoreamento da nossa represa”, finalizou a prefeita Patrícia.

Deixe uma resposta