SÃO CARLOS | São Carlos vacinou 42.569 pessoas contra a gripe

 

A Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos informa que 42.569 pessoas já foram vacinadas contra a gripe. A cobertura vacinal do município é de 58,24% (imunização dos grupos de risco informado ao Ministério da Saúde)

Entre os chamados grupos prioritários, aponta o balanço, a maior cobertura foi entre os idosos (60 anos ou mais) contabilizando 20.514 doses aplicadas. Entre as crianças já foram aplicadas 4.398 doses, entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 4.300 pessoas. Foram vacinados ainda 10.216 doentes crônicos, 1.086 gestantes, 1.572 professores, 169 pessoas entre a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, 183 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 73 indígenas e 58 de outros grupos.

Na rede pública, a vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários, mas também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo ou que já apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Prorrogação da campanha

Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Estados e municípios foram orientados a ofertar a vacina para todas as faixas enquanto durarem os estoques. Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde informou em Nota que “A vacinação contra a gripe, em SP, está mantida para os públicos-alvo previamente definidos na campanha, prorrogada até 9 de junho. Vale lembrar que o Estado de São Paulo tem mais de 44 milhões de habitantes e, portanto, uma eventual ampliação de públicos depende do envio de quantitativos extras ao Estado. A aquisição e distribuição de doses da vacina competem ao Ministério da Saúde”.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos, Kátia Spiller, informa que São Carlos tem cerca de 20 mil doses disponíveis da vacina contra a gripe, para imunizar os grupos prioritários e a campanha se encerra na próxima sexta-feira, dia 9.

Deixe um comentário