SÃO CARLOS | Lobbe Neto participa do encerramento do Parlamento Jovem São-carlense

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, participou na última sexta-feira, 09, da cerimônia de encerramento da primeira edição do “Parlamento Jovem São-Carlense” (PJSC), projeto idealizado através do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados, de autoria do parlamentar tucano.

O “Parlamento Jovem São-carlense” tem por finalidade possibilitar a alunos de escolas da cidade, a vivência do processo democrático no Legislativo Municipal, onde os estudantes tomam posse e atuam como vereadores jovens.

Lobbe enalteceu a iniciativa dos vereadores Paraná Filho e Gustavo Pozzi, autores da Resolução nº 297, que instituiu o programa na Câmara Municipal de São Carlos e parabenizou a presidente eleita Layla Bianca da Silva e todos os demais vereadores jovens do 1º PJSC. “Parabéns a vocês que se inscreveram e que participaram nessa semana do primeiro Parlamento Jovem de São Carlos. Para nós é um orgulho e uma satisfação muito grande, esse acontecimento na nossa cidade, ainda mais por se tratar de um projeto que se originou do Parlamento Jovem Brasileiro”, afirmou.

O parlamentar tucano lembrou que em seu primeiro mandato como deputado federal, protocolou uma Resolução Legislativa, aprovada pela Câmara dos Deputados, instituindo o Parlamento Jovem Brasileiro em âmbito nacional. “Este ano, teremos a 14ª edição do PJB. É um orgulho levar os jovens de todo o país, que passam uma semana em Brasília, conhecendo o trabalho parlamentar, apresentando e analisando projetos nas comissões, sabendo como se constrói uma lei até que ela seja aprovada e depois sancionada”, explicou.

Lobbe explicou que além de conhecer o Congresso Nacional (Senado e Câmara), os jovens também têm a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da Capital Federal. “Esses jovens chegam com uma visão altamente crítica dos parlamentares e, em sua maioria, voltam aos seus Estados, com uma concepção completamente diferente”, destacou.

Aos jovens, o deputado também destacou que é muito importante acompanhar e participar da política e que não se deve generalizar. “Infelizmente, em todos os setores tem os profissionais bons e os ruins. Na política, embora estejamos passando por um momento muito difícil em nosso país, não é diferente e não podemos generalizar dizendo que todos os políticos não prestam. Tem uma parcela boa de políticos sérios e comprometidos com o nosso país”, declarou.

Paraná Filho destacou que esse projeto é um divisor de águas na vida dos jovens participantes. “Eu acompanhei o Parlamento Jovem Brasileiro em Brasília com o deputado Lobbe Netto e testemunhei diversos alunos que retornaram depois de alguns anos para relatar a importância do programa, pois este abriu suas visões de mundo e os ensinou sobre o dever cidadão”.

No encerramento os estudantes receberam diplomas e foi realizada uma votação para a escolha do melhor projeto de lei. A proposta vencedora foi aquela que prevê a criação no calendário oficial do município da “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Depressão e Automutilação”, de autoria conjunta das alunas Esther Albuquerque do Nascimento, da escola Professor Orlando Perez, e Layla Bianca da Silva Miranda, da escola Professor Marivaldo Carlos Degan.

Para Layla, o “Parlamento Jovem São-carlense” mostra o que realmente acontece nos bastidores e todo o processo que existe para uma lei ser aprovada. “Esse entendimento realmente contribui para os jovens criarem uma visão crítica da política. Hoje eles estão voltando a acreditar e querendo participar cada vez mais do processo político”, finalizou.

Deixe um comentário