IBATÉ | Atividades conscientizarão sobre a violência contra o idoso nesta quarta (14)

O Dia Mundial de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho, porém para conscientizar e alertar a população sobre esse tema, a Prefeitura de Ibaté preparou uma série de atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade, que acontecerão nesta quarta-feira (14).

A escolha do dia foi devido na quinta-feira (15) ser feriado de Corpus Christi e as ações contarão com palestras das Polícias Militar e Civil e do Conselho Municipal do Idoso, o tradicional café da manhã e outras atividades.

O Prefeito de Ibaté, José Luiz Parrella (PSDB), lembra que o Centro de Convivência da Melhor Idade atende aproximadamente 100 idosos diariamente, que participam de dinâmicas, alongamentos, passeios, cursos, cultivo de rosas e hortaliças, entre outras opções de entretenimento.

A coordenadora Dirce Lopes Peruchi lembra que o Centro passou a ser essencial para todo que usufruem do espaço.  “Nossos frequentadores ficam muito felizes em realizar as atividades diariamente, isso colabora com sua saúde, além de melhorar a autoestima, como os cursos de bordado e tricô, oficina da memória, atividades de alongamento, dinâmicas, dança, grupo de orientação, passeios e muito mais”, ressaltou.

Zé Parrella destaca a importância de conscientizar sobre a violência contra pessoas idosas. “Muitas pessoas mais jovens não tem paciência com os idosos e acabam se excedendo, sendo ríspidos com os idosos, por isso é importante conscientizar sobre a importância de respeitar os mais velhos, apontar como isso deve ser feito, pois um dia os mais jovens também serão idosos e vão querer respeito”, enfatizou.

Zé Parrella também destacou que políticas de proteção à população idosa são necessárias, especialmente em função do aumento da expectativa de vida. “É muito importante o poder público trabalhar pensando nos idosos, principalmente em relação a violência, mas a população também precisa colaborar, ainda mais a família do idoso, que geralmente é a responsável pelos atos de violência, tanto físicas quanto verbais. Aqui em Ibaté sempre procuramos dar melhor qualidade de vida do idoso e uma prova disso é a quantidade de pessoas que participam diariamente das atividades no Centro de Convivência”, apontou o prefeito.

15 de junho

O Dia Mundial de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

Deixe um comentário