SÃO CARLOS | Prefeitura Municipal implanta feira livre aos sábados no bairro Santa Felícia

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, implantou no último sábado (10) mais uma feira livre na cidade, desta vez no bairro Santa Felícia, na Praça São Paulo da Cruz, localizada na avenida Bruno Ruggiero Filho. A iniciativa visa oferecer mais uma opção de alimento sadio para a população e fomentar o trabalho dos produtores rurais do município.

Na feira que será realizada sempre aos sábados, das 6h às 12h, a população pode comprar hortifrutis por preços acessíveis, já que não existe a figura do atravessador, vindo direto do campo para a mesa do consumidor. Também são oferecidos outros produtos como temperos, café moído, mel, queijo, ovos, entre outros. Já a ONG Formiga Verde está com barracas de artesanato.

Na praça de alimentação é possível se deliciar com vários tipos de pastéis, tapioca, hamburguinho, cachorro-quente, lanche prensado, batata no cone, espetinho na chapa, pipoca e algodão doce, além de sucos, refrigerantes e o tradicional caldo de cana.

De acordo com Deonir Tofollo, secretário de Agricultura e Abastecimento, a ideia é proporcionar aos pequenos produtores mais oportunidades de venda. “Hoje temos mais de 140 produtores da agricultura familiar cadastrados que fornecem hortifrutigranjeiros para o Banco Municipal de Alimentos, onde os produtos são recepcionados, selecionados, divididos em porções e depois distribuídos para a merenda escolar, restaurantes populares e entidades assistências cadastradas. Com mais feiras essa produção pode chegar ao prato da população com preços acessíveis”, garante Toffolo lembrando que tudo é avaliado por técnicos da própria Secretaria.

“Essa feira já um sucesso. É uma alternativa de geração de emprego e renda, uma forma de ajudarmos os pequenos produtores e de oferecer uma alimentação saudável e a preço justo para a nossa gente. Agradeço o apoio dos agricultores que chegaram aqui de madrugada para montar as suas barracas e que trouxeram frutas, legumes e verduras fresquinhas para oferecer aos moradores do Santa Felícia”, disse o prefeito Airton Garcia.

De acordo com Ailton Alvim Pereira, presidente da ONG Formiga Verde, a feira era uma reivindicação antiga dos moradores do Santa Felícia. “As feiras livres são grandes fontes de empregos e escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, além do tradicional comércio de artesanato. Tenho certeza que esse local vai virar referência na cidade”.

Também prestigiaram a abertura da feira os vereadores Marquinho Amaral, Lucão Fernandes, Azuaite Martins de França e Roselei Françoso, os secretários de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, de Governo, Edson Fermiano, de Comunicação, Mateus de Aquino, o diretor presidente da Prohab, Júlio César Alves Ferreira, além de moradores do bairro e de outras regiões da cidade.

Quem foi a Feira também pode curtir o show com a dupla sertaneja “Pedro Vítor e Mariana”.

Além do Santa Felícia as feiras da agricultura familiar acontecem semanalmente às terças-feiras, das 6h às 12h na Praça XV; às quintas-feiras, das 6h às 12h na Praça Brasil da Vila Nery e das 19h às 21h no Parque do Bicão; às sextas-feiras das 16h às 21h no Parque do Kartódromo e aos domingos, das 6h às 12h na avenida Grécia da Vila Prado. 

Deixe uma resposta