SÃO CARLOS | Transporte e Trânsito repassa leitor móvel automático de placas para a PM

 

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito repassou nesta terça-feira (13) à Polícia Militar de São Carlos um leitor móvel automático de placas de veículos com sistema OCR (Optical Character Recognition), sistema de videomonitoramento pelo qual é possível conciliar tecnologia e inteligência aos indicadores de criminalidade.

“É um leitor móvel de placas com conexão direta com o banco de dados da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), onde são registrados os veículos com restrições. A intenção é intensificar o processo de fiscalização para diminuir a prática de ilícitos penais na condução de veículos”, explicou o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos, Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza.

A diferença desse leitor para o sistema de videomonitoramento instalado nos radares fixos, também com câmeras com software OCR, é que embora também faça a leitura das placas, o sistema móvel não possui medidor de velocidade. “O sistema móvel somente faz a leitura, por exemplo, dos veículos que estão estacionados em determinado local ou que estão transitando em uma determinada via, verificando os alertas de furto ou roubo”, disse o diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, é um serviço fundamental e importante para o município. “Esse sistema possibilita uma ação imediata da Polícia Militar”, comentou Coca Ferraz.

FORMULÁRIOS 

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito também repassou 10 mil impressos de material utilizado pela Polícia Militar para o registro de atividades operacionais. “Como o município tem convênio com a Polícia Militar referente a atividade delegada, todas as atividades praticadas precisam de registro, desde a abordagem de pessoas, como de veículos”, afirmou o Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza.

Deixe uma resposta