SÃO CARLOS | Caco Colenci visita Ambulatório Materno-Infantil instalado na Santa Casa

O secretário de Saúde, Caco Colenci, esteve nesta quarta-feira (14), visitando o Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco, transferido do prédio da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva para o da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

Hoje o Ambulatório funciona no mesmo local do Serviço de Acompanhamento de Intervenções em Bebê de Alto Risco (SAIBE). “Para que essa mudança de endereço ocorresse foi necessário fazer uma reforma no novo local, o que foi realizado com recursos da Prefeitura de São Carlos”, comentou Colenci.

As gestantes de alto risco são identificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por meio de um protocolo referenciado pelo médico do pré-natal, que mostra se a gravidez está fugindo da normalidade, são encaminhadas para o Ambulatório de Alto Risco, onde passam por uma série de exames e avaliação da vitalidade fetal e função placentária.

É considerada gestação de alto risco aquela em que a saúde da mãe e/ou do feto tem maiores chances de ser atingida que as da média da população considerada. Entre as principais patologias das gestantes de alto risco estão: anemia, diabetes, hipertensão, HIV, problemas neurológicos e idade avançada. Já o SAIBE fecha o ciclo recebendo e atendendo os bebês de alto risco (prematuro, baixa nota de apgar ao nascer) de São Carlos e mais seis cidades da região, logo após receberem alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal ou do berçário intermediário (semi-intensivo).

Deixe uma resposta